O lutador profissional de MMA e Muay Thai, Leandro da Costa Damato, de Penha, conhecido por sua atuação nas artes marciais e também como professor, precisa de ajuda financeira da comunidade. Desde 2022 ele enfrenta um câncer no pescoço e precisa de dinheiro para compra de uma prótese de laringe fixa – equipamento para a região das cordas vocais que ele perdeu por conta da doença. Com essa prótese, orçada em R$ 7 mil, Damato poderá voltar a falar.
Continua depois da publicidade
Leandro é um dos atletas mais completos das artes marciais em Penha. Começou a carreira no esporte pela equipe Pelé Team em 2013, participou de mais de 10 lutas profissionais e foi aluno ...
Leandro é um dos atletas mais completos das artes marciais em Penha. Começou a carreira no esporte pela equipe Pelé Team em 2013, participou de mais de 10 lutas profissionais e foi aluno dos mestres Daniel e Luciano, líderes da Pelé Team.
Continua depois da publicidade
O atleta está afastado do esporte porque faz o tratamento de radioterapia. Ele mantém treinos mais leves e a paixão pelo esporte. Além professor de artes marciais pela equipe de Penha, ele também atuou como segurança em agências bancárias da região.
Por conta da doença, ele foi afastado pelo INSS. “Com o que ganho, apenas consigo pagar o aluguel e sobra algo para alimentação. Medicamentos e remédios tenho porque o SUS repassa, e mesmo assim não são todos”, explicou ao DIARINHO.
Continua depois da publicidade
Leandro explica que esta prótese fixa é diferente da móvel, em que a pessoa encosta no pescoço e fala igual um robô. A prótese fixa permitirá falar com mais naturalidade. As dificuldades que enfrenta atualmente são porque não está podendo trabalhar como professor.
As colaborações podem ser via pix do Nubank, CPF 280.551.678-85, em nome de Leandro da Costa Damato.