SAÚDE
Campanha de vacinação contra a paralisia infantil inicia; saiba como vacinar seu filho na sua cidade
Em Itajaí, 18,5 mil crianças devem ser vacinadas; doses estão disponíveis em 31 postos
João Batista [editores@diarinho.com.br]
A campanha de vacinação contra a poliomielite para crianças menores de cinco anos começou nesta segunda-feira e vai até 14 de junho em todo o estado. As cidades da região estão com as salas de vacinação abertas para atender as famílias. O dia D da campanha, que vai mobilizar os postos de saúde durante o sábado, está marcado para 8 de junho.
O principal objetivo da campanha é resgatar crianças não vacinadas ou com a caderneta incompleta, buscando aumentar a cobertura vacinal pra evitar a reintrodução do vírus da paralisia infantil não só em Santa Catarina, mas em todo o país.
A gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), Arieli Schiessl Fialho, destaca que a última vez que o estado registrou casos de poliomielite foi em 1989. No entanto, Santa Catarina não atinge a meta recomendada pelo Ministério da Saúde, de 95% de cobertura, desde 2018. A taxa abaixo da meta abre margem para o retorno do vírus no estado, segundo o órgão.
“Neste momento, não há registro de casos e da circulação do vírus no Brasil, mas há registros da doença em outros países como o Paquistão e o Afeganistão e essa é a nossa preocupação. Se não temos uma população vacinada, ficamos vulneráveis e suscetíveis à doença. Então, para evitar o retorno da poliomielite é de extrema importância manter os índices de vacinação elevados”, destaca a gerente.
Em 2017, Santa Catarina alcançou a meta de 95% pela última vez. Depois disso, os índices de vacinação ficaram abaixo do ideal; 94,59% (2018), 93,68% (2019), 88,70% (2020), 83,76% (2021), 87,31% (2022) e 90,36% (2023).
Esquema de vacinação
A vacina contra a poliomielite está prevista no Calendário de Vacinação de Crianças. Ela é uma vacina de rotina, ou seja, está disponível o ano todo nas salas de vacinação do estado, de forma gratuita.
O esquema de vacinação é de três doses da vacina inativada poliomielite (VIP) aos dois meses, quatro meses e seis meses; e duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) com 1,3 ano e quatro anos.
Durante a campanha, as doses da VIP serão aplicadas conforme esquema recomendado, mas a dose da VOP (gotinha) passa a ser aplicada em todas as crianças de um a quatro anos, desde que já tenham recebido o esquema primário.
Saiba mais
Poliomielite ou paralisia infantil
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença grave e contagiosa que tem como característica a paralisia nos membros inferiores de forma irreversível. A pessoa infectada pelo vírus que causa a doença deve ser hospitalizada para tratar os sintomas, mas não há tratamento específico contra a doença. A vacinação é a única forma de prevenção.
Itajaí
As vacinas contra a poliomielite estão disponíveis nas 31 salas de vacinação de Itajaí. Confira os locais e horários de atendimento neste link ou baixe a lista aqui.
A campanha vai até 14 de junho na cidade e deve atender 18.500 crianças. Pra vacinação, os pais devem levar os filhos menores de cinco anos até um posto de saúde, com a caderneta de vacinação ou documento de identidade.
Balneário Camboriú
São 7039 crianças na faixa de idade pra vacinação em BC. A vacina está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, nas salas de vacina dos postos de saúde. Na UBS Central, o atendimento é sem pausa para o almoço. No dia 8 de junho, as unidades estarão abertas para o Dia D da campanha.
Navegantes
A vacina será ofertada em 11 unidades de saúde: Gravatá, Verde Mar, Meia Praia, São Pedro, Central, São Paulo, Nossa Senhora das Graças, Machados, Escalvados e Porto das Balsas, São Domingos II. Os postos funcionam das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h30, em dias úteis.
Além disso, as equipes de saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, irão até as escolas do município verificar a caderneta de vacinação das crianças em idade vacinal e irão enviar bilhetes para que os pais e responsáveis possam providenciar a atualização dos esquemas vacinais.
Camboriú
A aplicação de vacinas é feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h40 e das 13h às 16h30, em todas as unidades de saúde. Em parceria com a secretaria de Educação, as equipes de Saúde também vão até as escolas para verificar a caderneta de vacinação das crianças e irão emitir bilhetes para que os pais atualizem as vacinas.
Itapema
A imunização está disponível em todas as unidadese, exceto nos postos Ilhota e Meia Praia I. Nesta semana, alguns postos farão horário estendido com salas de vacinação abertas até as 19h30. São eles: UBS Gastão e UBS Meia Praia II, nesta terça-feira, e UBS Morretes II, na quarta-feira. Nesta segunda, o posto do Tabuleiro também abre até as 19h30.
Penha
Todos os postos atendem para a campanha até o dia 14 de junho, sem necessidade de agendamento. As unidades dos bairros Nossa Senhora de Fátima, Cohab, Santa Lídia e São Cristóvão funcionam das 08h às 17h. Já os postos Central, Mariscal, Gravatá e Armação funcionam em horário estendido: das 7h às 19h.
Balneário Piçarras
O atendimento começou nesta segunda-feira em todos os postos de saúda da cidade, que funcionam das 8h às 17h. No dia 8 de junho o município também vai participar do Dia D, abrindo os postos no sábado.
Bombinhas
A campanha acontece nas unidades de saúde, com exceção do posto de Bombas II. O horário de atendimento das unidades é das 08h às 11h e das 13h15 às 16h30, de segunda a sexta-feira.