O navio de apoio oceânico da Marinha do Brasil, Mearim, atracou na quinta-feira no cais da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí para receber doações que serão levadas aos atingidos pelas cheias no Rio Grande do Sul. O navio veio do Rio Grande, no sul do Rio Grande do Sul.
Continua depois da publicidade
Nesta quinta, o navio já estava com 17 toneladas. Durante o final de semana, a embarcação será carregada com os donativos que podem ser doados na sede da capitania até esta sexta. Os ...
Nesta quinta, o navio já estava com 17 toneladas. Durante o final de semana, a embarcação será carregada com os donativos que podem ser doados na sede da capitania até esta sexta. Os itens mais necessários são: leite, biscoito, enlatados, alimentos em conserva, colchões e roupas de frio. O horário de entrega é das 9h às 16h.
Continua depois da publicidade
Após o carregamento, o navio voltará para o Rio Grande – são dois dias até chegar ao estado vizinho. As doações serão entregues pra Defesa Civil, que fará a distribuição aos necessitados. O Mearim partiu de Itajaí no dia 7 de maio para atuar no transporte de suprimentos para o Rio Grande do Sul. A primeira remessa foi para Porto Alegre, com cerca de 100 toneladas de produtos, incluindo água potável e itens de higiene doados pela população catarinense.
O navio-patrulha Benevente, que estava atracado em Itajaí, também integra a missão humanitária da Marinha, que tem outros quatro navios na operação, incluindo o navio-aeródromo multipropósito Atlântico, o maior navio de guerra da América Latina. A missão faz parte da operação Taquari II, da Marinha, Exército e Aeronáutica.
Continua depois da publicidade
As cheias no estado gaúcho afetaram 468 cidades, com 581 mil desalojados e 65 mil pessoas ainda em abrigos, que dependem de donativos. Até a manhã de quinta tinham sido confirmadas 163 mortes e 72 pessoas desaparecidas. As equipes de socorro resgataram mais de 82 mil moradores e 12 mil animais.
Como ser voluntário
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul lançou um formulário para voluntários que desejam atuar em tarefas de organização, seleção e triagem das doações de ajuda humanitária. Instituições, empresas e ou grupos interessados no voluntariado também podem preencher o cadastro no link.
A Secretaria da Saúde do estado gaúcho cadastra profissionais de saúde para o banco de voluntários. A colaboração de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros, deverá ocorrer em hospitais, unidades de pronto atendimento e em outros serviços de saúde.
Os profissionais que desejam atuar de forma voluntária devem preencher o cadastro no site da secretaria. Ao fazer o registro, os dados ficam disponíveis para as prefeituras e instituições de saúde. A inscrição não garante o chamamento do profissional e nem gera vínculo empregatício.
Nos próximos dias, está prevista a ida de voluntários para as cidades do Vale do Taquari, para auxiliar as comunidades atingidas em diversas missões, como de limpeza de espaços públicos, casas, apoio a abrigos, recolhimento de resíduos, suporte de alimentação, entre outras tarefas de atendimento e recuperação das cidades