Festival Brasileiro da Cerveja vai se mudar pra BC a partir do ano que vem
Associação destacou características de Balneário Camboriú depois de um “racha” com a prefeitura de Blumenau
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Mudança rola em meio à disputa com prefeitura de Blumenau, que acusa entidade de apropriação indevida de eventos
(Foto: Daniel Zimmermann/Divulgação)
Em meio a uma briga com a prefeitura de Blumenau sobre quem seria o “dono” do Festival e Feira Brasileira da Cerveja, a Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec) anunciou que o evento será em Balneário Camboriú a partir de 2025. Será a primeira vez que o festival não vai acontecer em Blumenau. Já a prefeitura garante que o evento será mantido na cidade e promete ir à justiça contra a associação.
Os eventos foram anunciados pela Ablutec entre os dias 12 e 15 março, no Expocentro Júlio Tedesco. No período, BC vai receber o 16º Festival Brasileiro da Cerveja, a 7ª Feira Brasileira ...
Os eventos foram anunciados pela Ablutec entre os dias 12 e 15 março, no Expocentro Júlio Tedesco. No período, BC vai receber o 16º Festival Brasileiro da Cerveja, a 7ª Feira Brasileira da Cerveja e o 4º Congresso Internacional da Cerveja (Conib). A associação diz que a cidade foi “eleita” para receber a programação por reunir muitas vantagens, entre elas a atratividade turística, a agilidade logística e a qualidade da infraestrutura.
“Também pesou a importância do município - é a capital catarinense do turismo e um dos principais destinos do Brasil, conhecido em todo o mundo e que recebe cerca de 4 milhões de visitantes anualmente”, divulgou a entidade. A estrutura do Expocentro, com fácil acesso pela BR 101, também foi destacada pela associação, além das belezas naturais locais, diversidade gastronômica e rede hoteleira com mais de 20 mil leitos.
O presidente da Ablutec, Develon da Rocha, comentou no anúncio da mudança que pesquisas revelaram o desejo por um evento itinerante. “E Balneário Camboriú tem ótimos atributos também por sua localização, que impacta positivamente nos custos para o público e expositores. A cidade é um eixo estratégico, unindo as três capitais do sul do país, região que reúne um terço das cervejarias artesanais do Brasil, próximo a três aeroportos”, argumenta.
Semana da Cerveja
O festival, a feira e o congresso cervejeiros integram a programação da Semana da Cerveja Brasileira 2025. A organização diz que estão confirmadas mais de 75 cervejarias de cinco regiões do país. O Festival Brasileiro da Cerveja acontece de 12 a 15 de março, a Feira Brasileira da Cerveja, entre 12 e 14 de março, e o Congresso Internacional da Cerveja, nos dias 12 e 13 de março.
Blumenau diz que eventos não saem da cidade
Após a Ablutec anunciar o festival em Balneário Camboriú, a prefeitura de Blumenau informou que os eventos serão mantidos na cidade, incluindo o Concurso Brasileiro de Cervejas, o maior do mundo em cervejas independentes. Em Blumenau, a programação foi divulgada de 12 a 16 de março, na Vila Germânica, sob organização do município.
A manifestação deixou clara a disputa que rola entre a prefeitura e a associação sobre a responsabilidade da organização dos eventos e quem detém as marcas das festividades. O caso deve parar na justiça.
“A prefeitura reforça que está acionando judicialmente a entidade que organizava os eventos até este ano, já que a mesma se apropriou indevidamente das marcas do Festival e Concurso, que são do município, para realizar festividades semelhantes na mesma data no ano que vem, porém, em Balneário Camboriú.
Ainda na nota, o município afirma que decidiu “intervir” após pedidos de representantes do mercado cervejeiro, que teriam demonstrado descontentamento quanto à qualidade dos eventos que vinham sendo realizados. “Além disso, a entidade organizadora atual já ameaçou levar os eventos para outras cidades, como Pomerode, por exemplo, o que também fez com que a prefeitura agisse para que permanecesse em Blumenau”, relata.
O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (PL), disse no comunicado que os eventos cervejeiros estão consolidados no calendário anual da cidade. “Por isso daremos a mesma importância e cuidado com qual organizamos os demais grandes eventos da cidade como Oktoberfest, Sommer Festival, Natal, Páscoa e Réveillon”, comentou.
Ainda em abril, o município havia informado que o Concurso e Festival da Cerveja passaram a ser de responsabilidade do município, destacando que as marcas dos eventos são de propriedade de Blumenau. O próximo passo é definir como será feita a gestão das festas, com possibilidade de concessão à iniciativa privada, por meio de licitação, nos moldes do que ocorre com a Oktoberfest.
Segundo a prefeitura, a Ablutec tem dívidas de aluguel com o Parque Vila Germânica, referentes às últimas edições dos eventos. Enquanto os débitos não forem regularizados, a secretaria de Turismo diz que a associação não poderá mais organizar eventos no local.
Associação rebate
A Ablutec divulgou um material com histórico, números e esclarecimentos sobre os eventos. A entidade destacou que está à frente do Festival Brasileiro da Cerveja e do Concurso Brasileiro da Cerveja desde as primeiras edições e contestou a “intervenção” da prefeitura de Blumenau.
“Nunca houve qualquer processo de concessão da prefeitura de Blumenau em relação ao Festival e ao Concurso, e desafiamos a prefeitura a provar o contrário. Em um ano eleitoral, a prefeitura quer se apropriar de uma construção do setor privado, de cervejarias artesanais e inúmeras empresas da cadeia produtiva do turismo e entretenimento”, diz a entidade.
A associação também rebateu a afirmação de que o município detém as marcas dos eventos. “As marcas (nominativa) Festival Brasileiro da Cerveja / Concurso Brasileiro de Cervejas são de domínio público e a prefeitura de Blumenau não têm qualquer controle ou domínio sobre elas”, afirma.
Segundo a Ablutec, o que existe é um registro em nome da Fundação Promotora de Eventos de Blumenau (Proeb) da parte figurativa, um logotipo não mais em uso, e nele consta em destaque “sem direito ao uso exclusivo da expressão Festival Brasileiro da Cerveja”. Nos esclarecimentos, a associação juntou um parecer jurídico que afirma a condição da Ablutec de “legítima idealizadora, organizadora e executora” dos eventos.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.