Quando a obra começa com essa singela dedicatória: “Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas”, já pode-se imaginar que se trata de algo icônico. E não é pra menos, já que se trata do clássico de Machado de Assis: Memórias Póstumas de Brás Cubas.
A reação de Courtney Henning Novak lendo o escrito machadiano foi vista quase um milhão de vezes no TikTok. No vídeo, ela aparece dizendo que tem três problemas com o livro. “Primeiro, ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
A reação de Courtney Henning Novak lendo o escrito machadiano foi vista quase um milhão de vezes no TikTok. No vídeo, ela aparece dizendo que tem três problemas com o livro. “Primeiro, a minha edição só tem 300 páginas. Só faltam 100 páginas para mim, e se eu for muito cuidadosa elas vão durar até o fim de semana. E aí o quê? O que eu deveria fazer com o resto da minha vida?”, exclamou.
A influenciadora acabou com o clássico nacional em mãos por conta de um desafio. Ela se propôs a ler um livro de cada país em ordem alfabética, o que leva ao segundo “problema” apresentado por Courtney. A letra B foi representada pelo Brasil e logo de cara foi apresentada a uma das melhores obras literárias que já leu. “O que eu devo fazer? Por que vocês não me avisaram que esse é o melhor livro já escrito? Eu ainda tenho que ler de Brunei até o Zimbábue”, relatou.
Já o terceiro obstáculo é por causa do idioma. “Agora eu tenho que aprender português”, comentou. “Eu não consigo nem imaginar o quão bom isso é em português”, concluiu.
Viralizou
Com a literatura nacional sendo enaltecida por gringos, logo “Machado de Assis”, “Brás Cubas”, “Dom Casmurro”, “Memórias Póstumas” e “Verme” se tornaram os assuntos mais comentados pelos internautas no antigo Twitter (X). Diversos comentários de exaltação e outras recomendações de autores nacionais foram feitas na web.
Não foi só no Brasil que o vídeo de Courtney ganhou atenção. A reação da tiktoker com a obra brasileira fez com que “Memórias Póstumas de Brás Cubas” disparasse em buscas nos Estados Unidos.
Desde a publicação do vídeo, no dia 18 de maio, a obra machadiana ficou no topo dos mais vendidos da Amazon na categoria “Literatura Caribenha e Latino-Americana”. O livro também foi um dos mais buscados de acordo com o Google Trends.