Trânsito na Marcos Konder será interditado terça perto do Marieta
Obra inicia entre a rua Aderbal Ramos da Silva e a avenida Joca Brandão
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Canteiro de obras fica do lado da drogaria Catarinense
(Foto: Franciele Marcon)
Tubulação já está ocupando o canteiro central (Foto: Franciele Marcon)
Tubulação já está ocupando o canteiro central (Foto: Franciele Marcon)
Estacionamento no lado do Marieta será retirado para liberar três pistas (Foto: Franciele Marcon)
Trânsito será brecado no lado da farmácia Catarinense (Foto: Franciele Marcon)
Motoristas podem usar rota alternativa para fugir do caos no trânsito (Foto: Franciele Marcon)
A partir das 6h desta terça-feira a avenida Marcos Konder, no centro de Itajaí, terá o trânsito bloqueado entre a rua Aderbal Ramos da Silva e a avenida Joca Brandão para início das obras de reurbanização da via. Os trabalhos começam nas duas pistas da direita, no lado da drogaria Catarinense, mas o trânsito nas pistas da esquerda, junto ao hospital Marieta, também será impactado com a remoção do estacionamento para dar lugar a três pistas durante a execução da obra.
Quem circulou pela Marcos Konder na manhã desta segunda já teve uma ideia do impacto no trânsito a partir de agora. A empresa Pacopedras, responsável pela obra, fechou uma pista da esquerda ...
Quem circulou pela Marcos Konder na manhã desta segunda já teve uma ideia do impacto no trânsito a partir de agora. A empresa Pacopedras, responsável pela obra, fechou uma pista da esquerda para descarregar materiais sobre os canteiros centrais e rompeu uma parte da rede de esgoto. Por volta das 13h30, quando o DIARINHO esteve no local, o trânsito já estava liberado. Os canteiros centrais do trecho foram isolados com telas e sinalizados com fitas zebradas para evitar que pedestres ou ciclistas se machuquem.
Na semana passada, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Itajaí, Auri Pavoni, afirmou que a obra começaria no lado oposto. “Nós analisamos novamente o cenário junto à empresa responsável pela obra e decidimos mudar o lado de início da obra, nesta primeira intervenção, para priorizar o fluxo de veículos e minimizar os impactos no trânsito. A orientação é que a população busque rotas alternativas”, diz Auri. As principais opções para fugir da obra da Marcos Konder são as ruas 15 de novembro, Camboriú e Lauro Müller.
Segundo o secretário, a obra começa pela retirada do pavimento e implantação de galerias pluviais. Também haverá reforço nas adutoras de água e coleta de esgoto, e instalação de infraestrutura para fiação subterrânea. Depois serão feitos os passeios públicos, a iluminação, pavimentação e paisagismo. “Deixaremos as três quadras prontas antes da avançarmos para as demais”, afirmou.
O prazo previsto para conclusão das obras ao longo de toda a avenida é de 12 meses. Os custos somam mais de R$ 50 milhões, com recursos de financiamento internacional via Banco Fonplata.
38 árvores do canteiro central podem ser transplantadas, diz especialista
O técnico agrícola e tecnólogo em gestão ambiental Heli Schlickmann, responsável pela avaliação, informou ao DIARINHO nesta segunda-feira que 38 árvores do canteiro central da avenida estão aptas para o transplante. Receberam o aval do especialista 25 sibipirunas e 13 palmeiras imperiais plantadas. A avaliação das 41 árvores dos canteiros laterais será feita na semana que vem.
O relatório e o laudo com as condições destas árvores foram entregues ao Instituto Itajaí Sustentável (Inis). “Estou esperando a homologação do Inis. O biólogo ficou de analisar o meu relatório agora à tarde (segunda). No canteiro central temos exatas 70 árvores e 13 palmeiras imperiais. Nas laterais numerei 41 árvores”, destacou.
Enquanto aguarda a homologação do Inis, Heli inicia nesta semana a preparação das 25 sibipirunas para o transplante. Em média, o transplantio dessa espécie demora cerca de 120 dias. Já as palmeiras poderão ser movidas imediatamente. “Todas as árvores aptas serão transplantadas para as laterais da Marcos Konder e acrescidas novas espécies, como ipês amarelo e roxo, sibipiruna, jacarandá mimoso, pau ferro e ingá-feijão”, informa Auri Pavoni.
De acordo com a nova contagem feita por Heli, atualmente a avenida Marcos Konder conta com 124 árvores. Com a reurbanização, segundo Pavoni, passará a ter 260. A proposta é que as árvores formem um corredor verde, atendendo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público em 2019, quando teve início o projeto de reurbanização da avenida.
Como será a nova Marcos Konder?
Com a revitalização, a avenida Marcos Konder contará com quatro pistas, uma exclusiva para ônibus. Haverá também uma área para estacionamento de carros, motos e bicicletários nos novos passeios. Para implantar a faixa exclusiva para ônibus, a avenida perderá 46 vagas de estacionamento.
Com nove metros de largura, o lado esquerdo da via terá faixa de estacionamento para carros e motos, calçadas com bicicletários, mobiliários urbanos e espaços para convivência e contemplação. O lado direito da avenida terá seis metros de largura e também receberá paisagismo e nova iluminação.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.