DUELO HISTÓRICO

Piriquito tá liberado pela justiça pra ser pré-candidato a prefeito de Camboriú 

Decisão que libera a candidatura de Edson Renato Dias foi dada nesta quarta-feira 

miniatura galeria
miniatura galeria

As eleições em Camboriú devem ser históricas em 2024. O Tribunal de Contas da União julgou o recurso de Edson Renato Dias (MDB), o Piriquito, e ele está elegível para o pleito deste ano. Com isso, a cidade deve ter um duelo de adversários já conhecidos: de um lado, Leonel Pavan, pré-candidato pelo PSD; do outro, Edson Piriquito, pré-candidato pelo MDB. Ambos são ex-prefeitos de Balneário Camboriú.

Edson Piriquito estava inelegível pela rejeição de contas de um convênio da prefeitura de Balneário Camboriú, quando foi prefeito, com o Ministério do Turismo. As contas de Piriquito foram ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Edson Piriquito estava inelegível pela rejeição de contas de um convênio da prefeitura de Balneário Camboriú, quando foi prefeito, com o Ministério do Turismo. As contas de Piriquito foram julgadas irregulares porque não foi comprovada a aplicação dos recursos repassados. A grana seria para qualificação de profissionais do setor de turismo.

Continua depois da publicidade

Os ministros do Tribunal de Contas da União deram provimento parcial a um recurso do político. As contas seguiram rejeitadas, mas excluíram a imputação de débitos, o que libera Piriquito para as disputas eleitorais.

Isso é o que prevê o parágrafo 4º da Lei Complementar 64/1990. O trecho diz que não se aplica a inelegibilidade para os responsáveis que tenham tido as contas julgadas irregulares sem imputação de débito.

Fake news

Após a notícia de que Piriquito está elegível, uma fake news foi plantada nos grupos de WhatsApp, principalmente da "capital da pedra". Clonando a logomarca do DIARINHO e o layout do site, criminosos criaram a notícia de que Leonel Pavan (PSD), também pré-candidato a prefeito de Camboriú, teria desistido da candidatura.

A notícia é falsa. A assessoria de Leonel Pavan garantiu ao DIARINHO que ele continua mais pré-candidato do que nunca. Os assessores explicaram ainda que Pavan vai tomar  “as devidas providências” contra o plágio do DIARINHO. "Vamos ingressar com ação para, desde já,  buscarmos coibir essa prática na campanha de Camboriú em 2024", informou a assessoria.

“Agora o jogo começou de verdade”, diz Piriquito ao DIARINHO

Piriquito disse ao DIARINHO que nesta quinta já se apresentará ao prefeito Elcio, de Camboriú, manda-chuva do MDB municipal, para oficializar o desejo de concorrer como pré-candidato a prefeito.  “Agora o jogo começou de verdade. Vou pedir [ao partido] o direito de começar a fazer o trabalho de pré-campanha na rua e depois pedir para que me aceitem para concorrer à vaga na convenção municipal”, destacou.

Piriquito é natural de BC e foi vereador e prefeito da cidade de 2009 a 2016, mas conta que parte da infância e juventude viveu no bairro Tabuleiro, em Camboriú.

Continua depois da publicidade

Ele diz que tem afinidade com a cidade, além do vínculo político e do reconhecimento que ele acredita ter pelas obras que fez enquanto prefeito de BC e que uniu as duas cidades, como a ponte que liga o bairro Vila Real, de Balneário, com o São Francisco de Assis, em Camboriú, e a disponibilização de atendimentos da saúde em BC para os moradores de Camboriú. “Foi um modelo implementado na minha gestão que dá certo até hoje”, afirma.

Assim como Piriquito, o ex-prefeito de BC, Leonel Pavan, já confirmou a pré-candidatura em Camboriú pelo PSD. Piriquito não descarta a possibilidade de uma aliança entre os dois. Ele irá conversar com todos os partidos para unir forças para uma “mudança por Camboriú”. Piriquito elogiou o trabalho de Pavan e disse que ambos compartilham da mesma vontade: “governar para melhor a capital da pedra”. Ele finalizou dizendo que as pessoas precisam parar com o preconceito de achar que “pessoas de fora” não são boas opções. “Não existe a necessidade da pessoa nascer na cidade para ser administrador dela. Existe a capacidade administrativa”, discursou.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.208


TV DIARINHO


⚽🚨 RACISMO NÃO ! O Ministério Público abriu investigação sobre ofensas racistas e xenofóbicas feitas ...



Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Blogs

Frisson Líquido: A poesia da noite que não quer acabar

VersoLuz

Frisson Líquido: A poesia da noite que não quer acabar

Uma delícia para o casal

Blog da Jackie

Uma delícia para o casal

Está com anemia?

Blog da Ale Françoise

Está com anemia?

Bolsonaro é preso

Blog do JC

Bolsonaro é preso



Diz aí

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

Diz aí, Márcia

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.