BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Estádio do bairro das Nações vai ser tocado pela iniciativa privada por 20 anos

Câmara aprovou projeto do município para a concessão do estádio municipal

Emenda que previa melhorias de mobilidade antes da concessão não passou
(Foto: João Batista)
Emenda que previa melhorias de mobilidade antes da concessão não passou (Foto: João Batista)

O projeto da prefeitura de Balneário Camboriú pra concessão à iniciativa privada do estádio municipal Eduardo Zeferino, no bairro das Nações, foi aprovado por 10 votos favoráveis, dois contrários e quatro abstenções na sessão de quarta-feira da Câmara de Vereadores. Um pedido de vistas, que suspenderia a tramitação, e um pedido de adiamento da votação foram rejeitados em plenário.

Continua depois da publicidade

Propostas de mudanças no projeto, apresentadas pelos vereadores Patrick Machado (PDT), Juliana Pavan (PSD) e Eduardo Zanatta (PT), da oposição, foram rejeitadas. Já a emenda dos vereadores ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Propostas de mudanças no projeto, apresentadas pelos vereadores Patrick Machado (PDT), Juliana Pavan (PSD) e Eduardo Zanatta (PT), da oposição, foram rejeitadas. Já a emenda dos vereadores Nilson Probst (MDB), Marcos Kurtz (Podemos) e Gelson Rodrigues (Cidadania), que obriga a futura concessionária do estádio a construir uma pista de atletismo em terreno indicado pela prefeitura, foi aprovada. 

Continua depois da publicidade

A proposta  segue na câmara pra deliberação da redação final pra depois ser encaminhada pra sanção do prefeito Fabrício Oliveira (PL).

O projeto autoriza a concessão de uso do estádio das Nações. A iniciativa privada vai ter que fazer a implantação de melhorias na estrutura, com reforma, revitalização e manutenção.

Continua depois da publicidade

Todas as obras terão que ser autorizadas pela prefeitura. O contrato será definido por meio de licitação, prevendo 20 anos de concessão, prazo que poderá ser prorrogado por igual período.

Entre as atividades que poderão ser exploradas comercialmente estão partidas de futebol, campeonatos esportivos, eventos comunitários, shows de grandes artistas, restaurante, camarotes, quiosques, venda de alimentos e bebidas, estacionamento e outras atividades ligadas ao esporte, turismo e lazer. A empresa também poderá vender o nome do estádio para patrocínio, com autorização do município.

O prefeito defendeu que a concessão é a única solução para desenvolver o potencial do espaço. “O Estádio das Nações, apesar de ser um símbolo local de esporte e lazer,  não está à altura para sediar competições de patamares superiores devido à falta de infraestrutura adequada e segura para atletas e espectadores”, afirma.

Fabrício ainda destacou que a concessão pra iniciativa privada é a alternativa mais viável, levando em conta a necessidade de altos investimentos, de um modelo de negócio eficiente e de uma gestão qualificada, menos engessada que a gestão pública e que libera o município de custos financeiros – como de manutenções – que podem ser aplicados em outras áreas.

 

Melhorias no estádio e projetos de mobilidade 

Prefeitura tem projeto licitado de abertura da avenida Martin Luther até o Ariribá

Prefeitura tem projeto licitado de abertura da avenida Martin Luther até o Ariribá

Continua depois da publicidade

 

O projeto gerou muita discussão na câmara. O plenário rejeitou o pedido de vistas do vereador Cristiano (PSD), que suspenderia a tramitação para uma análise mais detalhada da proposta, e o pedido de adiamento do vereador André Meirinho (PP). Patrick Machado (PDT) e Eduardo Zanatta (PT) foram os únicos que votaram contra a concessão. Juliana Pavan (PSD), Alessandro Teco (DC), André Meirinho (PP) e Cristiano (PSD) se abstiveram.

Uma emenda dos vereadores Patrick Machado, Juliana Pavan e Eduardo Zanatta não passou. A mudança previa a obrigação de uma pista de atletismo nas instalações do estádio, visando ampliar as atividades esportivas no local. Outra emenda, de Juliana Pavan, atrelava a concessão às obras de mobilidade na região e também não avançou.

A proposta previa que a prefeitura só poderia firmar o contrato após concluir as melhorias de mobilidade, com a conclusão da abertura da avenida Martin Luther até o Ariribá, e a ligação da rua Madagascar, entre as ruas Itália e Venezuela. Foram seis votos favoráveis, mas insuficientes pra mudança passar.

“A proposta de conceder o uso deste espaço para uma entidade privada, sem um diálogo prévio e aberto com os moradores, é uma medida que ignora o impacto significativo que tal mudança pode acarretar na vida cotidiana da população local”, criticou a vereadora.

Continua depois da publicidade

Ela entende que a concessão do estádio pode afetar a qualidade de vida dos moradores das Nações, Ariribá e Centro. Na região, a prefeitura tem projetos de mobilidade esperando a conclusão. Entre eles, a abertura da Martin Luther até o Ariribá, já licitada, permitirá o binário com a avenida do Estado Dalmo Vieira.

A prefeitura informou, em nota,  que o que foi aprovado é a autorização para o município conceder o terreno à iniciativa privada. Depois da sanção serão realizados os estudos a fim de montar o "termo de referência para lançar o edital de chamamento de empresas que tenham interesse." 






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.122


TV DIARINHO


Uma caminhonete cinza atropelou um doguinho na semana passada na Quarta avenida, no centro de Balneário ...



Especiais

Como a trama de Jair e Eduardo com os EUA levou ao indiciamento da PF

Lei Magnitsky

Como a trama de Jair e Eduardo com os EUA levou ao indiciamento da PF

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

PL 2628

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Varginha

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

“Macho para quem?”

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

Nova via de Belém que não nasceu com COP30

Avenida Liberdade

Nova via de Belém que não nasceu com COP30



Blogs

Feira de games antigos terá nomes de fora do Brasil em 2025

A bordo do esporte

Feira de games antigos terá nomes de fora do Brasil em 2025

🌱 Jejum Intermitente: Mito ou Estratégia de Saúde?

Espaço Saúde

🌱 Jejum Intermitente: Mito ou Estratégia de Saúde?

Intestino

Blog da Ale Françoise

Intestino

O ex-prefeito Fabrício Oliveira (PL), vai ter indenizar o Glauco Piai 

Blog do JC

O ex-prefeito Fabrício Oliveira (PL), vai ter indenizar o Glauco Piai 



Diz aí

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"

Diz aí, Jorge Gastaldi!

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"

Humorista Jorge Gastaldi estará ao vivo no DIARINHO

ITAJAÍ

Humorista Jorge Gastaldi estará ao vivo no DIARINHO

"Nossa alfândega é a segunda em movimentação e, em arrecadação, só perde para Santos"

Diz aí, André Bueno!

"Nossa alfândega é a segunda em movimentação e, em arrecadação, só perde para Santos"

Delegado da Receita Federal de Itajaí será o entrevistado do “Diz aí”

DIZ AÍ

Delegado da Receita Federal de Itajaí será o entrevistado do “Diz aí”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.