ITAJAÍ

Comissão é formada pra analisar denúncia de fraude em licitação cancelada

Grupo com quatro servidores efetivos terá 90 dias para apurar o caso

Comissão vai checar denúncias feitas pelo ex-secretário Jean Sestrem
(Foto: Davi Spuldaro)
Comissão vai checar denúncias feitas pelo ex-secretário Jean Sestrem (Foto: Davi Spuldaro)

A prefeitura de Itajaí definiu nesta semana os servidores que vão compor a comissão que vai analisar a suposta fraude em um documento anexado ao processo de uma licitação de R$ 9 milhões – cancelada antes de acontecer – e a possível intervenção de membros do governo na apuração interna do caso.

Todos os documentos e atos do processo administrativo 001/2024, da Secretaria Municipal de Governo (Segov), serão analisados por três servidores efetivos indicados pelo prefeito Volnei ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Todos os documentos e atos do processo administrativo 001/2024, da Secretaria Municipal de Governo (Segov), serão analisados por três servidores efetivos indicados pelo prefeito Volnei Morastoni (MDB) e por um servidor indicado pela Câmara de Vereadores de Itajaí. O grupo analisará também os trâmites e denúncias de supostas irregularidades dentro do Pregão Eletrônico n° 385/2023 com valor milionário.

Continua depois da publicidade

A Comissão de Apuração de Denúncias é composta pelos servidores municipais Rafael Luiz Pinto, Rogério Camargo e Iran Ailson de Oliveira Brasil, e o servidor Tales Guedim Jr., consultor jurídico indicado pela Câmara de Vereadores de Itajaí.

O grupo foi nomeado na quarta-feira e inicia os trabalhos na próxima semana. Eles têm prazo de até 90 dias para a conclusão dos trabalhos, podendo ser prorrogado. “Os servidores nomeados para a comissão vão fazer toda a análise técnica da documentação apresentada e dos atos tomados dentro da Secretaria de Governo. Vamos garantir total transparência e uma rápida conclusão dos fatos”, disse o prefeito Volnei Morastoni.

A comissão vai analisar o processo 001/2024, da Secretaria Municipal de Governo (Segov), aberto para apurar supostas irregularidades na licitação cancelada no ano passado. A denúncia do ex-secretário de governo, Jean Carlos Sestrem, colocou sob suspeita um atestado de capacidade técnica com a assinatura do prefeito. O documento foi apresentado pela empresa Eco Litoral, do presidente municipal do MDB, Wilson Rebelo Júnior, que prestou serviço de engenharia a uma empresa privada em 2021 e participou da licitação do município em 2023.

A licitação alvo das denúncias é um pregão de 2023 que acabou cancelado antes de acontecer. A prefeitura destacou que o processo não trouxe prejuízo aos cofres públicos, pois nenhuma empresa foi contratada e nada foi pago pelo serviço. Segundo o município, o procedimento foi revogado após recomendação do Tribunal de Contas (TCE/SC) ainda em 2023. O motivo da recomendação de cancelamento é que o processo deveria ser realizado na modalidade técnica e preço e não apenas na de menor preço.

CPI ainda não vingou

O vereador Rubens Angioletti (PL) tinha feito um requerimento na semana passada para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a denúncia. No entanto, o requerimento nem chegou a ir à votação porque não era o procedimento administrativo a ser feito. O pedido foi arquivado e retirado do sistema da câmara de vereadores.

Segundo a assessoria da casa legislativa, pedidos para abertura de CPI têm que ser encaminhados à presidência da câmara com pelo menos seis assinaturas de vereadores. O presidente do legislativo envia para análise da procuradoria para verificar se o pedido cumpre os requisitos constitucionais para criação da CPI. Até esta sexta-feira o pedido não tinha sido protocolado.

Ao DIARINHO, o vereador disse que já tem as assinaturas necessárias para protocolar o pedido da CPI da Licitação. “Aguardarei até terça-feira para dar tempo de que mais algum vereador assine, se assim desejar. Depois de protocolada, caberá ao presidente ter um parecer da procuradoria para checar questões protocolares e instalar a CPI. A população precisa de respostas e é nosso dever fiscalizar”, disse Angioletti.

Continua depois da publicidade

Conheça os servidores

Rafael Luiz Pinto: nomeado presidente da comissão, é assessor jurídico do Porto de Itajaí. Formado em Direito, ele é fiscal de carreira da prefeitura de Brusque, cedido desde 2017 para o município de Itajaí. É ex-superintendente do Semasa e também foi controlador-geral do Município e presidente da Comissão de Licitação e pregoeiro.

Rogério Camargo: engenheiro efetivo do município desde 2015, lotado na Controladoria-Geral, será o relator da comissão. Mestrando em Gestão de Políticas Públicas, é graduado em Direito e Engenharia Elétrica. É especialista em Licitações e Contratos, em Gerenciamento de Projetos e em Segurança Pública e Política Criminal.

Continua depois da publicidade

Iran Ailson de Oliveira Brasil: técnico previdenciário do Instituto de Previdência de Itajaí (IPI) desde 2013. Formado em Administração e Direito, possui pós-graduação na área de Auditoria Governamental. Foi secretário de Administração e, atualmente, ocupa o cargo de secretário-executivo do gabinete do prefeito.

Tales Guedim Jr.: doutorando em Ciências Jurídicas e mestre em Gestão de Políticas Públicas, pós-graduado em Licitações, servidor de carreira na procuradoria da Câmara de Vereadores de Itajaí e professor universitário no curso de Direito na Univali.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.135


TV DIARINHO


✈️🌊 MAIS VOOS NA REGIÃO! O aeroporto de Navegantes vai ganhar um reforço de peso no verão. A Azul anunciou ...



Especiais

Afinal, quanto dinheiro o Brasil recebeu de financiamento climático?

CLIMA

Afinal, quanto dinheiro o Brasil recebeu de financiamento climático?

Boulos substitui Macêdo com desafio de levar temas sociais para Secretaria da Presidência

ESCALA 6X1

Boulos substitui Macêdo com desafio de levar temas sociais para Secretaria da Presidência

O plano do governo para manter territórios indígenas seguros

E depois da desintrusão?

O plano do governo para manter territórios indígenas seguros

Do palco de Mariah Carey às mudanças climáticas

Ilha do Combu

Do palco de Mariah Carey às mudanças climáticas

Por que a Espanha avança e o Brasil caminha para mais restrições?

Debate do aborto

Por que a Espanha avança e o Brasil caminha para mais restrições?



Blogs

Placas pioram o trânsito de Itajaí

Blog do Magru

Placas pioram o trânsito de Itajaí

Berreiro dos barnabés de Navega City

Blog do JC

Berreiro dos barnabés de Navega City



Diz aí

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

Diz aí, Níkolas!

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

Diz aí, Bene!

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

Diz aí, Thaisa!

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"

Diz aí, Pavan!

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.