LUTO NACIONAL
Morre Ziraldo aos 91 anos
Cartunista foi o criador do Menino Maluquinho
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
Um dos maiores artistas e também escritor brasileiro morreu sábado no Rio de Janeiro. Ziraldo tinha 91 anos. O criador da “Turma do Pererê” e “Menino Maluquinho” morreu enquanto dormia em seu apartamento, na zona sul da capital do RJ. Ele era conhecido pelo trabalho como chargista, desenhista, caricaturista e jornalista.
Nos anos 60, Ziraldo participou da fundação do “O Pasquim”, um dos principais veículos que combateu a ditadura militar no país. Nascido em 1932, em Minas Gerais, o desenhista já demonstrava seu amor pela literatura desde pequeno. Seu primeiro desenho publicado foi aos seis anos, no jornal “A Folha de Minas”, em 1939. Porém, sua vida profissional só foi iniciada em 1950, na revista “Era uma vez…”. Além de trabalhar em jornais e revistas, Ziraldo encontrou um tempo para dedicar à sua paixão: escrever livros infantis e em 1980 surgiu um dos maiores fenômenos do mercado literário: O Menino Maluquinho.
Ziraldo foi casado e teve três filhos. Após o falecimento da primeira esposa, ele conheceu e casou com Márcia Martins.
A morte de um dos ícones da literatura nacional logo ganhou destaque e repercussão nas redes sociais. A partida de Ziraldo foi lamentada pela família, amigos e fãs. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a ex-deputada federal, Manuela d’Ávila, e o ministro de Comunicação, Paulo Pimenta, prestaram suas homenagens na web.
Em 2015, o autor esteve em Santa Catarina para participar da abertura da Feira do Livro de Joinville. Ele reuniu centenas de fãs, participou de um bate-papo, deu autógrafos e tirou fotos com fãs.