Com mais de 3 mil casos de dengue e seis mortes causadas pela doença, moradores de Itajaí alertam para o risco dos casos seguirem aumentando já que há muito lixo acumulado, com água parada, em vários pontos do município. Um morador flagrou a situação descrita acima em dois pontos turísticos de Itajaí: o Saco da Fazenda, no bairro Fazenda, onde há 70 casos confirmados de dengue, e também no Molhe da praia do Atalaia.
O morador faz caminhadas diárias pela avenida Ministro Victor Konder, a Beira Rio, e pelo molhe. Nos dois locais, na manhã desta terça-feira, ele encontrou lixo acumulado e água parada. No molhe ...
O morador faz caminhadas diárias pela avenida Ministro Victor Konder, a Beira Rio, e pelo molhe. Nos dois locais, na manhã desta terça-feira, ele encontrou lixo acumulado e água parada. No molhe o lixo estava caindo da lixeira, de tão socada que ela estava, e se espalhando pela grama e pela areia da praia.
Já no Saco da Fazenda, o lixo foi encontrado jogado às margens da avenida. “A avenida Beira Rio, olha só, água parada e lixeira cheia. Não é um pouquinho de lixo não, é muito, bem onde ficam os carrinhos de lanche à noite – a cidade está largada”, denunciou.
Segundo a prefeitura de Itajaí, diariamente as equipes da Ambiental fazem limpeza nas margens do rio e recolhem o lixo das praias. Além disso, está programado para sábado o mutirão “Juntos pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti” que recolherá lixo da avenida Beira Rio e dos molhes.
Os voluntários que desejam auxiliar na limpeza dos rios e no combate ao mosquito transmissor da dengue podem se inscrever clicando aqui [https://siaiap37.univali.br/elis4/login]. A ação será realizada das 8h às 12h, período em que os voluntários vão recolher resíduos não-recicláveis e recicláveis das margens dos rios e encostas, além de conscientizar a população sobre a dengue.
Na hora da inscrição, os interessados devem selecionar em qual dos pontos desejam fazer o check-in e retirar seu kit de voluntário: na Marina Itajaí, no Molhe da Praia do Atalaia, no Itamirim Clube de Campo ou ao lado da prefeitura de Navegantes. Em cada local os participantes serão recepcionados com café da manhã. Os voluntários inscritos também receberão certificado de participação. A última edição do Juntos Pelo Rio, em 2023, recolheu cerca de 11 toneladas de resíduos e reuniu 1,4 mil voluntários.