ITAJAÍ
Postinhos de saúde ampliam horário pra dar conta da dengue
Seis UBS de Itajaí vão funcionar até 10 da noite para aliviar as UPAs
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
Para intensificar o combate à dengue em Itajaí, seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) tiveram o horário de funcionamento ampliado. As UBSs do Itaipava, Santa Regina, Rio Bonito, Jardim Esperança, Cordeiros e Fazenda I vão atender até as 22h os pacientes com suspeita da doença. A medida começou a valer já nesta quinta-feira.
A ação foi tomada para reduzir a demanda nas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas do CIS e do Cordeiros. Os locais têm realizado, em média, 1200 atendimentos diários, segundo a Secretaria de Saúde. As duas estruturas receberam reforços nas equipes médicas e de enfermagem na última semana.
As UBSs com horário estendido vão contar com equipes de médicos e enfermeiros somente para atendimento a casos suspeitos de dengue. Os demais atendimentos devem ser realizados no horário normal de funcionamento dos locais.
O secretário de Saúde, Emerson Duarte, destaca que a mudança veio após o decreto de emergência estadual por conta da doença. “Estamos adotando novas ações para intensificar o combate à dengue na cidade e garantir um atendimento mais eficaz à população”, salienta. O secretário também pede apoio da comunidade para reforçar os cuidados e no combate a proliferação do mosquito da dengue.
Outra mudança vai afetar todas as Unidades Básicas de Saúde na cidade. A partir de segunda-feira, a Secretaria de Saúde determinou que os postos vão adotar o sistema de atendimento por demanda livre, ou seja, sem agendamento prévio.
As consultas agendadas vão continuar sendo feitas exclusivamente para pacientes prioritários, como idosos, gestantes, obesos, portadores de doenças crônicas, pré-natal e pós-parto.