Uma nova proposta pra que a praia de Taquarinhas, em Balneário Camboriú, vire um parque ambiental foi apresentada em Brasília (DF). O vereador André Meirinho (PP) fez reunião com representantes da Caixa Econômica Federal, dona dos terrenos na área, discutindo uma solução para a última praia intocada de BC.
O parlamentar pediu que o banco disponibilize ao município ou ao estado os terrenos pra implantação do parque, tendo como contrapartida o patrocínio de “namings rights” para a unidade ...
O parlamentar pediu que o banco disponibilize ao município ou ao estado os terrenos pra implantação do parque, tendo como contrapartida o patrocínio de “namings rights” para a unidade de conservação, por tempo determinado. Com isso, o local poderia se chamar, por exemplo, “Parque Taquarinhas Caixa”.
O vereador conta que os representantes da Caixa se interessaram pela proposta e ficaram de analisar tecnicamente as chances. Para ele, o cenário é positivo pois todos sairiam ganhando com a alternativa.
“A população de Balneário Camboriú com um espaço preservado para o presente e futuro, o poder público que pode manter o espaço e a Caixa que tem projeção de publicidade em um lugar com potencial imenso”, destaca.
O vereador analisa que Taquarinhas tem um grande valor ambiental, paisagístico, científico e turístico para as presentes e futuras gerações. Como os terrenos, que eram de uma construtora, passaram para a Caixa após uma operação de crédito que não foi paga pela empresa, há dificuldades de o banco fazer a doação pra prefeitura ou pro governo estadual.
A ideia do uso de “namings rights” seria uma alternativa pra resolver o impasse e garantir a preservação da área. A proposta do vereador tem base em sua tese de doutorado. A medida cria uma compensação publicitária para o banco e viabiliza a criação da unidade de conservação para a comunidade.
A reunião em Brasília contou com participação do chefe de gabinete do senador Esperidião Amin (PP), Amaro Lucio da Silva, o superintendente nacional da Caixa Econômica, Danilo Binda, o gerente nacional, Daniel Rocha, e o gerente executivo do banco, Erick Marques Viana.
Ideia é antiga
Desde 2008, Meirinho vem tentando formas para viabilizar a preservação de Taquarinhas, com o apoio da comunidade e de representantes do Instituto Ideia, professores do Laboratório de Gestão Costeira da Univali e da Comissão de Meio Ambiente da OAB.
Foram feitos pedidos em 2016, 2017, 2019 e 2021 para que a Assembleia Legislativa votasse a criação do Parque Estadual da Praia de Taquarinhas. A criação foi prevista em projeto de 2009 e 2011 do então deputado Sargento Amauri Soares e que, em 2019, foi retomado e reapresentado pelo deputado Ivan Naatz (PL).
Por parte da prefeitura, há intenção de transformar a área em um parque municipal ambiental, o que também depende da doação dos terrenos pela Caixa. Já houve conversas do município para o projeto com a Caixa, mas sem avanços.