Gigante árabe quer entrar na briga para comandar o porto de Itajaí
DP World, de Dubai, anunciou planos à comitiva do governador Jorginho nos Emirados Árabes
João Batista [editores@diarinho.com.br]
DP World, de Dubai, anunciou planos à comitiva de SC nos Emirados Árabes (Foto: Divulgação)
Dubai Ports apresentou potencial para brigar por edital definitivo do porto itajaiense
(foto: divulgação)
Gigante árabe do ramo de operações portuárias, a Dubai Ports World (DP World) anunciou intenção de participar da disputa pela concessão do Porto de Itajaí. A informação foi dada à comitiva catarinense que está em missão internacional nos Emirados Árabes Unidos nesta semana.
Continua depois da publicidade
Em reunião com representantes da empresa na manhã desta terça-feira, o grupo de Santa Catarina apresentou as potencialidades de investimento no setor portuário catarinense. Ao final da ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Em reunião com representantes da empresa na manhã desta terça-feira, o grupo de Santa Catarina apresentou as potencialidades de investimento no setor portuário catarinense. Ao final da visita, os dirigentes da operadora adiantaram que conhecem Santa Catarina e que pretendem entrar na briga pela operação da concessão do porto de Itajaí.
Continua depois da publicidade
O leilão pra concessão definitiva do porto por 35 anos tem previsão de ser feito no início do ano que vem pelo governo federal. O edital deve ser lançado no segundo semestre de 2024, conforme o cronograma do Ministério dos Portos.
No momento, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) avalia os estudos técnicos e elabora a minuta do edital para abrir consulta e audiências públicas para o projeto.
Continua depois da publicidade
A DP World chega a movimentar 10% de toda carga transportada no mundo e vem ampliando as operações no golfo árabe, ganhando cada vez mais espaço com o seu hub logístico em Dubai. A empresa tem capacidade para guardar 1 milhão de carros e 12 mil caminhões em contêineres. Além disso, faz entregas para mais de 3 bilhões de pessoas no mundo todos os anos.
A companhia já está presente no Brasil há 10 anos, por meio da DP World Santos, empresa do grupo que toca o maior terminal portuário multimodal privado brasileiro no Porto de Santos (SP). O grupo também mantém operações em outros países da América Latina, como Peru, Equador, Chile e Argentina. Globalmente, a empresa ainda está presente em países da Europa, Ásia, África, Oriente Médio e Oceania.
“Essa apresentação que estamos fazendo do estado aqui nos Emirados Árabes é fundamental para que as empresas que fazem grandes investimentos possam sentir segurança e, principalmente, que há espaço e grandes oportunidades de negócio em Santa Catarina”, comentou o governador Jorginho Mello (PL).
Políticos catarinenses em Dubai
Políticos viajaram para os Emirados Árabes
Entre os integrantes da comitiva catarinense, participaram da reunião o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal (MDB), os secretários estaduais Juliano Froehner (Articulação Internacional) e Cleverson Siewert (Fazenda), o deputado Antidio Lunelli (MDB) e representantes da embaixada brasileira nos Emirados Árabes. O senador Jorge Seif Jr. (PL) e o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL), também integram o grupo.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.