Gigante árabe quer entrar na briga para comandar o porto de Itajaí
DP World, de Dubai, anunciou planos à comitiva do governador Jorginho nos Emirados Árabes
João Batista [editores@diarinho.com.br]
DP World, de Dubai, anunciou planos à comitiva de SC nos Emirados Árabes (Foto: Divulgação)
Dubai Ports apresentou potencial para brigar por edital definitivo do porto itajaiense
(foto: divulgação)
Gigante árabe do ramo de operações portuárias, a Dubai Ports World (DP World) anunciou intenção de participar da disputa pela concessão do Porto de Itajaí. A informação foi dada à comitiva catarinense que está em missão internacional nos Emirados Árabes Unidos nesta semana.
Em reunião com representantes da empresa na manhã desta terça-feira, o grupo de Santa Catarina apresentou as potencialidades de investimento no setor portuário catarinense. Ao final da ...
Em reunião com representantes da empresa na manhã desta terça-feira, o grupo de Santa Catarina apresentou as potencialidades de investimento no setor portuário catarinense. Ao final da visita, os dirigentes da operadora adiantaram que conhecem Santa Catarina e que pretendem entrar na briga pela operação da concessão do porto de Itajaí.
O leilão pra concessão definitiva do porto por 35 anos tem previsão de ser feito no início do ano que vem pelo governo federal. O edital deve ser lançado no segundo semestre de 2024, conforme o cronograma do Ministério dos Portos.
No momento, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) avalia os estudos técnicos e elabora a minuta do edital para abrir consulta e audiências públicas para o projeto.
A DP World chega a movimentar 10% de toda carga transportada no mundo e vem ampliando as operações no golfo árabe, ganhando cada vez mais espaço com o seu hub logístico em Dubai. A empresa tem capacidade para guardar 1 milhão de carros e 12 mil caminhões em contêineres. Além disso, faz entregas para mais de 3 bilhões de pessoas no mundo todos os anos.
A companhia já está presente no Brasil há 10 anos, por meio da DP World Santos, empresa do grupo que toca o maior terminal portuário multimodal privado brasileiro no Porto de Santos (SP). O grupo também mantém operações em outros países da América Latina, como Peru, Equador, Chile e Argentina. Globalmente, a empresa ainda está presente em países da Europa, Ásia, África, Oriente Médio e Oceania.
“Essa apresentação que estamos fazendo do estado aqui nos Emirados Árabes é fundamental para que as empresas que fazem grandes investimentos possam sentir segurança e, principalmente, que há espaço e grandes oportunidades de negócio em Santa Catarina”, comentou o governador Jorginho Mello (PL).
Políticos catarinenses em Dubai
Entre os integrantes da comitiva catarinense, participaram da reunião o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal (MDB), os secretários estaduais Juliano Froehner (Articulação Internacional) e Cleverson Siewert (Fazenda), o deputado Antidio Lunelli (MDB) e representantes da embaixada brasileira nos Emirados Árabes. O senador Jorge Seif Jr. (PL) e o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL), também integram o grupo.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.