BALNEÁRIO CAMBORIÚ

MP abre ação contra Emasa por despejo de esgoto in natura

Promotoria cobra cumprimento de sete itens de Termo de Ajustamente de Conduta (TAC) firmado em 2022

Falta de tratamento fez esgoto bruto ser jogado no rio, diz promotor (Foto: Arquivo/Divulgação)
Falta de tratamento fez esgoto bruto ser jogado no rio, diz promotor (Foto: Arquivo/Divulgação)

A 5ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú entrou com ação de execução judicial do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que obrigava a Emasa a fazer adequações na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Nova Esperança. Segundo o MP, a autarquia descumpriu etapas previstas no acordo, assinado em 2022 justamente pra evitar a judicialização do caso.

Na ação, a promotoria requer o cumprimento integral do acordo e adequação da ETE às normas ambientais. O processo está sob análise da Vara da Fazenda Pública. A promotoria também pediu ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Na ação, a promotoria requer o cumprimento integral do acordo e adequação da ETE às normas ambientais. O processo está sob análise da Vara da Fazenda Pública. A promotoria também pediu à delegacia de polícia a abertura de inquérito para apurar a responsabilidade de gestores ou técnicos da Emasa no despejo de esgoto in natura no rio Camboriú.

Continua depois da publicidade

“O Ministério Público está atento a todo o problema envolvendo a estação de tratamento de esgoto de Balneário Camboriú, e estamos envidando todos os esforços para responsabilizar e minimizar o impacto sobre o rio Camboriú e a orla de Balneário”, afirmou o promotor Isaac Sabbá Guimarães.

A poluição do rio por esgoto bruto é alvo de denúncias de moradores. Segundo o MP, antes de se encontrar com o mar, o rio Camboriú vem recebendo o despejo do esgoto doméstico.

O site da Emasa mostra que a ETE tem capacidade de tratar 600 litros de esgoto por segundo, chegando a 900 litros nos horários de pico. “Porém, sem tratamento adequado, os dejetos acabam indo para o rio”, acredita a promotoria.

O promotor lembra que em agosto de 2023, com o TAC já em andamento, a promotoria foi procurada pela Emasa para informar que a manta de impermeabilização da lagoa de decantação tinha rompido e que a solução seria o despejo in natura do esgoto. “O MPSC se posicionou contrário ao tipo de resolução proposta”, informa.

A Emasa contratou na época uma empresa para fazer o reparo, mas não teria dado tempo para vedar a lagoa de tratamento. A consequência da obra, conforme destacou o MP, é que grande parte do esgoto está sendo despejada sem ser tratada, causando danos ambientais.

 

Acordo da ETE

Itens descumpridos

Continua depois da publicidade

Iniciar as obras do novo tratamento preliminar da ETC

Formalizar o pedido de Licença Prévia Ambiental para os tanques de aeração de concreto de tratamento terciário

Entregar ao IMA estudos para melhoria do tratamento preliminar quimicamente avançado

Continua depois da publicidade

Iniciar a operação de três decantadores na ETE

Manter a operação dos três decantadores existentes

Instalação do sistema adicional de desidratação mecanizada

Continua depois da publicidade

Analisar o lodo existente nos “bags” preenchidos até setembro de 2022

 

Itens dentro do prazo

Fazer as adequações para que a ETE opere conforme a legislação vigente

Entrar com pedido de licença ambiental junto ao IMA

Recuperar os danos ambientais causados pelo lançamento irregular do esgoto por meio do Plano de Recuperação de Área Degradada (Prad)

 

Etapas de melhorias na ETE

Obras no novo tratamento preliminar, pedido de Licença Ambiental Prévia (LAP) para os tanques de aeração de concreto armado

Estudo para melhoria no tratamento preliminar quimicamente avançado, operação de três decantadores, sistema adicional de desidratação mecanizada

Análise do lodo já existente nas chamadas “bags” (bolsas de desidratação de lodo)

Uma vez por mês Emasa deve apresentar relatório com cumprimento das etapas do TAC (Foto: Divulgação)

 

Sete obrigações não foram cumpridas no acordo

Segundo a 5ª Promotoria de Justiça, de 19 itens do acordo, sete não foram cumpridos e agora estão sendo judicializados. Algumas das obrigações já deveriam ser cumpridas em 2022 e 2023. Diante do descumprimento, a promotoria ajuizou a ação de execução do TAC, obrigando a autarquia a cumprir os pontos pendentes. Outros compromissos do acordo ainda estão dentro do prazo estipulado.

As medidas consistem em melhorias nas etapas nos tratamentos prévio, secundário e terciário de todo o sistema da ETE. Até o dia 1º de maio, a Emasa deve iniciar a operação do sistema reformado com, pelo menos, dois tanques de aeração. E até 1º de novembro, a obrigação é de operação em 100% do novo sistema de tratamento.

Pelo acordo, a autarquia deve apresentar relatório das etapas cumpridas uma vez por mês ao MPSC e de dois em dois meses ao Instituto de Meio Ambiente (IMA), órgão licenciador das obras.

Em nota, a Emasa afirma que o TAC está sendo cumprido. A autarquia informou que prestou esclarecimentos no dia 5 de fevereiro de 2024 à Vara da Fazenda Pública, justificando o cumprimento do acordo, em resposta à ação do MP, protocolada em dezembro de 2023.

“A Emasa informa ainda que está atenta ao cumprimento do TAC firmado com o MP, e que nunca se absteve de prestar as informações cabíveis quando solicitada, estando sempre à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários”, completa o comunicado.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.89


TV DIARINHO


🚨⚓ DEU RUIM PRO TRÁFICO | Mais de 50 quilos de cocaína foram encontrados em um contêiner no Porto de ...



Especiais

Lula encomenda proposta para reduzir dependência de combustíveis fósseis no Brasil

COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

Lula encomenda proposta para reduzir dependência de combustíveis fósseis no Brasil

Novo licenciamento ambiental é desregulação e pode chegar ao STF, diz presidente do Ibama

PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL

Novo licenciamento ambiental é desregulação e pode chegar ao STF, diz presidente do Ibama

"Tudo desemboca na CVM, que não tem feito seu trabalho”, diz advogada

Banco Master

"Tudo desemboca na CVM, que não tem feito seu trabalho”, diz advogada

Sonhos, ouro e a dura realidade das mulheres no garimpo ilegal do Sararé

GARIMPO

Sonhos, ouro e a dura realidade das mulheres no garimpo ilegal do Sararé

Desperdício no Brasil deixa de abastecer 50 milhões de pessoas

A cada 5 litros, 2 no ralo

Desperdício no Brasil deixa de abastecer 50 milhões de pessoas



Blogs

Zambelli sai pela porta lateral

Blog do JC

Zambelli sai pela porta lateral

  Há sol atrás do temporal: a canção de Itajaí que abraça o Brasil

VersoLuz

  Há sol atrás do temporal: a canção de Itajaí que abraça o Brasil

Como Fortalecer o Sistema Imunológico no Verão

Espaço Saúde

Como Fortalecer o Sistema Imunológico no Verão

Agenda do mês de dezembro/2025

Blog do Magru

Agenda do mês de dezembro/2025



Diz aí

"Fizemos contato com a defesa e estamos discutindo a apresentação [dela]”

Diz aí, delegado Roney

"Fizemos contato com a defesa e estamos discutindo a apresentação [dela]”

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

Diz aí, Afrânio!

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"

Diz aí, Araújo!

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

Diz aí, Márcia

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.