Governador anunciou na cerimônia a construção de uma unidade do Hemosc em Itajaí ainda este ano
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Nova emergência deve começar a funcionar até a próxima segunda
(João Batista)
Na inauguração da nova emergência do Hospital Marieta Konder Bornhausen, no Complexo Madre Teresa, o governo do estado anunciou a construção de uma unidade de coleta do Hemosc em Itajaí.
A obra do Complexo Madre Teresa foi entregue em cerimônia nesta terça-feira. O início do atendimento é previsto entre sexta e segunda-feira, devido à necessidade de transferência de materiais ...
A obra do Complexo Madre Teresa foi entregue em cerimônia nesta terça-feira. O início do atendimento é previsto entre sexta e segunda-feira, devido à necessidade de transferência de materiais, medicamentos e equipamentos do antigo pronto-socorro.
A unidade tem entrada pela avenida Sete de Setembro e conta com área de 1427 m², o dobro da anterior, o que deve permitir o aumento na demanda dos atendimentos. Atualmente, o hospital registra cerca de 3 mil por mês. O pronto-socorro conta com equipe multidisciplinar para urgências e emergências em diversas especialidades.
A estrutura possibilitará atendimento integrado e profissionais capacitados, permitindo aos pacientes, quando necessário, o acesso aos demais serviços do hospital, como internação e a realização dos exames solicitados pela equipe médica da emergência.
Com a mudança do PS para o novo espaço, a antiga emergência será a recepção da internação dos pacientes. A inauguração avança mais uma etapa na entrega das alas no complexo Madre Teresa, onde cinco unidades foram abertas recentemente.
“O Hospital Marieta já é o maior do Estado e, por isso, é tão importante termos este olhar em conjunto para o bem da comunidade, trazendo sempre o melhor acolhimento com atendimento humanizado e uma estrutura cada vez mais moderna e eficaz para o atendimento à saúde”, comenta a diretora geral, irmã Simone Santana.
O prédio do complexo tem 15 andares, dos quais seis agora ficarão com serviços em funcionamento, após a ativação do pronto-socorro. Na emergência recém-inaugurada, são 23 leitos distribuídos em salas para estabilização, emergência, observação e isolamento.
Em dezembro, o Marieta já tinha entregado o Centro de Diagnóstico por Imagem. A nova estrutura oferece exames de ressonância magnética, tomografia, raio-x, ultrassom e mamografia, entre outros métodos.
Hemosc
Aunidade do Hemosc é uma reivindicação antiga de doadores da região, que hoje precisam ir até as unidades do órgão em Blumenau, Floripa e Joinville.
O governador Jorginho Mello (PL) e a secretária estadual de Saúde, Carmen Zanotto, assinaram a autorização pra instalação da agência do Hemosc de Itajaí. A unidade será na antiga sede da Gerência Regional de Saúde, na rua Lauro Müller, no centro, ao lado do Sindipi. O prédio atual, que está condenado, será demolido.
O terreno tem 367 m². De acordo com a secretária, a demolição deve acontecer até o final do semestre, com as obras iniciando em seguida. A previsão é que a unidade seja entregue até outubro de 2024. O serviço vai funcionar 24h por dia, todos os dias, atendendo a demanda de sangue para cirurgias eletivas e de emergências. Cerca de 20 hospitais poderão ser atendidos pela sede de Itajaí.
Para manter a unidade, serão previstas no mínimo 30 coletas de sangue por dia. A secretaria quer estimular a doação de sangue dos voluntários pra garantir os estoques. Com a unidade na região, os voluntários de Itajaí não precisarão se deslocar de ônibus para outras cidades, como ocorre atualmente, ou esperar os mutirões de coletas.
“Hoje o Hemosc capta o sangue, manda pra Floripa e depois retorna pra distribuir pra 20 hospitais da região. Então isso é um ganho e atende a uma reivindicação de muitos anos”, comentou o governador. O Hemosc conta com sete hemocentros pelo estado, em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Floripa, Joaçaba, Joinville e Lages, e duas unidades de coleta em Jaraguá do Sul e Tubarão.
Estrutura
Nova emergência do hospital Marieta:
23 leitos: 4 de estabilização; 7 de emergência, para sala amarela e laranja; 11 de observação, para sala azul ou internados aguardando enfermaria; e um leito exclusivo para isolamento
16 poltronas para pacientes que aguardam a administração de medicamentos
sala de gesso
sala de decisão médica, para pacientes aguardando avaliação de especialidades e desfecho médico
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.