PROCESSO DE CASSAÇÃO
Senador Jorge Seif tem recurso negado no TRE
Tribunal entendeu que pedido de embargo buscava atrasar andamento do processo
João Batista [editores@diarinho.com.br]
A justiça eleitoral rejeitou um pedido de recurso do senador Jorge Seif (PL) no processo de cassação contra ele no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e ainda aplicou uma multa no valor de um salário mínimo (R$ 1412) por tentativa de protelação do processo. A decisão foi dada em sessão do tribunal na terça-feira.
A defesa do senador havia feito um pedido de embargo pra que alguns pontos do processo fossem rediscutidos. Isso poderia atrasar o encaminhamento da ação para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deve julgar o caso neste ano. Em novembro de 2023, Seif foi absolvido por unanimidade pelo TRE, mas a decisão final virá da instância superior.
O senador responde por suposto abuso de poder econômico durante a campanha para as eleições de 2022. A investigação foi feita após denúncia da coligação Bora Trabalhar, dos partidos PSD, União Brasil e Patriota.
A relatora do processo no TRE, Maria do Rocio Luz Santa Rita, votou contra a análise do recurso e multou o senador por entender que o pedido visava atrasar o andamento do processo. O voto foi seguido por outros seis desembargadores. O caminho do processo é seguir agora pra análise no TSE, conforme pedido dos autores da ação.