SANTA CATARINA
Cidades recebem projeto de incentivo à literatura
Projeto Biblioteca Humana Algures Açoriana tem programação gratuita e deve encerrar as atividades em Penha
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
O projeto Biblioteca Humana Algures Açoriana surgiu com a proposta de percorrer as cidades catarinenses levando intervenções literárias com poetas, escritores e contação de histórias. A ação está na estrada desde o início de janeiro e o objetivo é percorrer mais de 20 cidades.
As atividades voltadas ao mundo da literatura e contação de histórias em espaços públicos iniciaram nesta sexta-feira em Lauro Mueller e devem encerrar a segunda etapa no dia 29 de janeiro, em Braço do Norte.
A região não fazia parte do cronograma, mas o projeto abriu um espacinho na agenda e agora Governador Celso Ramos e Penha entraram na lista de cidades que vão ser contempladas pela ação.
A programação deve ser encerrada em Penha. O projeto ainda não tem a data definida, mas a expectativa é que o Algures esteja na cidade logo depois do Carnaval, em 15 ou 16 de fevereiro.
A ação foi inspirada numa série de intervenções literárias que surgiu na Dinamarca com o objetivo de direcionar a contação de histórias, tendo como base fatos da vida real. “Acreditamos que esses ‘livros humanos’ aprimoram a arte da escuta atenta e empática e isso tem um papel transformador na sociedade”, explica Grazi Calazans, produtora cultural e coordenadora do coletivo. A produtora revela que o projeto tenta fugir dos grandes centros. O Biblioteca Humana Algures Açoriana já foi apresentado em outras regiões do Brasil, sempre em municípios menores e dando preferência a escritores, artistas e poetas locais na hora da seleção. O projeto foi aprovado pelo Programa de Incentivo à Cultura de SC, com apoio da Celesc.
Confira a programação da segunda etapa:
Lauro Muller - Praça Henrique Lage
19 de janeiro - 10h às 12h
São Joaquim - Praça Cezario Amarante
23 de janeiro - 10h às 12h
Participação Carlos André Corrêa
Urubici - Praça Dom Daniel Host
25 de janeiro - 10h às 12h
Participação de Ronei Baldissera e Geminy Pawlowski Arendt
Grão Pará - Praça Anesio Faust
27 de janeiro - 10h às 12h
Participação de Elisiane Maciel
Braço do Norte - Praça Padre Roher
29 de janeiro - 10h às 12h