Amélia Luchini Quintino, que é filha de imigrantes italianos, completa 100 anos de vida nesta quarta-feira. Lúcida, bem disposta e feliz, ela frequenta a igreja católica do bairro Cordeiros, em Itajaí, e cumpre os afazeres da casa, além de cuidar de suas plantas e do quintal - receita que ajuda a manter a mente e o corpo saudável, garante.
Dona Amélia casou em 1947 com João Vicente Quintino, teve sete filhos. Criou as crianças na zona rural de Itajaí, trabalhando na roça ao lado do marido. Aos 44 anos, naquele ano de 1986 ...
Dona Amélia casou em 1947 com João Vicente Quintino, teve sete filhos. Criou as crianças na zona rural de Itajaí, trabalhando na roça ao lado do marido. Aos 44 anos, naquele ano de 1986, quando estava grávida da filha caçula, perdeu o marido João.
Viúva e com os filhos para cuidar, ela decidiu vir morar na “cidade”. Desde então mora no mesmo endereço: uma casa na rua José Rosa, no bairro Cordeiros. Nunca mais se casou. Ali, viu os filhos se casarem e constituírem família. Atualmente, ela tem 24 netos, 23 bisnetos e oito tataranetos.
Católica fervorosa, dona Amélia frequenta toda semana a igreja do bairro. Muito lúcida, costuma ler, lava as próprias roupas e ainda cuida de suas plantas.
Os netos gravaram em vídeo a alegria e disposição de dona Amélia no trato com o quintal. Enquanto um neto corta a grama, ela aparece segurando o fio do cortador para que o serviço seja bem-feito.
A senhora também não abre mão de fazer a própria comida. Dona Amélia ainda separa a banha da carne de porco para fazer “toucinho”. “Vou derreter a banha para fazer torresmo”, conta, em vídeo gravado pela família.
Para celebrar essa vida que teve dificuldades, mas é repleta de alegrias, a família Quintino fará uma missa para celebrar o centenário.
Após a celebração todos irão para Brusque, onde vão almoçar no restaurante Vô João, em uma festa para brindar os 100 anos de vida de dona Amélia.