Capenga
Flagra: NGI tem ferry apreendido por operar sem um dos motores
NGI alega que embarcação não trazia risco aos passageiros e que houve “equívoco quanto à apreensão da embarcação”
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
A Marinha do Brasil apreendeu a embarcação Santa Catarina 15, da NGI Sul, que atuava na travessia entre Itajaí e Navegantes pelo rio Itajaí-açu. O ferry-boat operava sem um dos motores o que, segundo a inspeção naval, podia trazer riscos ao serviço, além do equipamento ter sido retirado de bordo.
“Desta forma, a balsa foi prontamente apreendida. A despeito da alegação da empresa NGI Sul Ferry Boat, de que a embarcação é capaz de operar sem um dos seus quatro motores, tal situação, de acordo com norma da capitania, configura-se como alteração de característica, uma vez que há a retirada de um equipamento que consta no memorial descritivo”, informou a Delegacia da Capitania dos Portos.
Além da apreensão, a infração pode gerar pena e a empresa já foi notificada sobre o problema. Em nota, a NGI Sul destacou que apresentou um laudo técnico comprovando que a embarcação poderia operar sem restrições com um motor a menos. “Segundo o mesmo laudo, não haveria risco à navegação, bem como aos usuários e tripulantes. Por fim, informa que já apresentou suas argumentações técnicas à Autoridade Marítima e acredita que possa ter ocorrido algum equívoco quanto à apreensão da embarcação”, informou.
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.