O governo federal lançou na quarta-feira oito editais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o “Enem dos concursos”, com 6640 vagas para 21 órgãos públicos federais. As provas serão feitas simultaneamente em 220 cidades diferentes do Brasil no dia 5 de maio e as inscrições vão de 19 de janeiro a 9 de fevereiro. A expectativa é que 3 milhões de pessoas se inscrevam.
As vagas são divididas em oito blocos temáticos, com vagas para candidatos de nível médio e superior. Uma única inscrição valerá para concorrer a um posto em mais de um órgão, desde que ...
As vagas são divididas em oito blocos temáticos, com vagas para candidatos de nível médio e superior. Uma única inscrição valerá para concorrer a um posto em mais de um órgão, desde que dentro do mesmo eixo temático.
A escolha por distribuir o concurso em mais de 200 cidades quer facilitar o acesso da galera. O governo federal estima que 94,6% da população estará a até 100 km de um local de prova do concurso. Ao todo, estão previstos 5141 locais de aplicação. A ideia se baseou na realização do Enem.
Em Santa Catarina, as provas acontecem nas cidades de Blumenau, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e São José.
A prova será dividida em dois turnos no mesmo dia, com questões objetivas e dissertativas. A Fundação Cesgranrio será a responsável pela aplicação. A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será no dia 3 de junho. Os resultados finais serão anunciados em 30 de julho. Já no dia 5 de agosto terá início a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação.
A taxa de inscrição será de R$ 60 para vagas de nível médio e de R$ 90 para vagas de nível superior. Estão isentos desse pagamento os candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); aqueles que cursam ou cursaram faculdade pelo Fies ou pelo ProUni; assim como aqueles que realizaram transplante de medula óssea.
A inscrição será feita através da plataforma Gov.br, em todos os níveis de conta (ouro, prata ou bronze). O governo federal pretende ainda abrir pontos de inscrição presencial nas cidades onde os concursos vão ocorrer em parceria com o Banco do Brasil e os Correios.
Confira a lista de editais:
Edital nº 1 - Infraestrutura, exatas e engenharia
Edital nº 2 - Tecnologia, dados e informação
Edital nº 3 - Ambiental, agrário e biológicas
Edital nº 4 - Trabalho e saúde do servidor
Edital nº 5 - Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
Edital nº 6 - Setores econômicos e regulação
Edital nº 7 - Gestão governamental e administração pública
Edital nº 8 - Nível intermediário