O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiou, mais uma vez, sua visita a Itajaí, prevista inicialmente pra dezembro e depois para a segunda quinzena de janeiro. A nova data prevista é abril deste ano.
A decisão foi tomada em reunião com os ministros Ruy Costa, da Casa Civil; e Silvio Costa Filho, dos Portos e Aeroportos; com a participação do presidente do Serviço Brasileiro de Apoio ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
A decisão foi tomada em reunião com os ministros Ruy Costa, da Casa Civil; e Silvio Costa Filho, dos Portos e Aeroportos; com a participação do presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o itajaiense Décio Lima. A reunião aconteceu no Palácio do Planalto, no final da tarde desta terça-feira.
Décio diz que Lula se comprometeu em vir à cidade para entregar o alfandegamento do Porto de Itajaí, assinar a nova delegação do porto ao município pelo prazo de 25 anos e também lançar o edital de arrendamento definitivo do porto.
“O presidente lembrou detalhadamente todas as vezes em que os governos Lula e Dilma investiram pesadamente em Itajaí [desde obras de reforço dos molhes, retificação e aprofundamento do canal, até na reconstrução do cais após as enchentes de 2008 e 2011] e tomou como um desafio pessoal a retomada da atividade portuária na cidade”, disse Décio ao DIARINHO.
Lula viria a Santa Catarina para assinar o contrato de concessão temporária do porto de Itajaí. A operação será tocada pela empresa Mada Araújo Asset Management, que venceu o edital lançado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), com um contrato de operação do porto por um período de dois anos, até que seja feito um novo leilão de concessão, com prazo de 35 anos.
No entanto, segundo Décio Lima, o presidente quer antecipar o processo licitatório para resolver o quanto antes a situação da margem direita do Porto de Itajaí, que não movimenta contêineres desde janeiro do ano passado, quando encerrou o prazo de arrendamento da multinacional APM Terminals.