A Marinha do Brasil suspendeu nesta quinta-feira as buscas à embarcação “Manuela Simão”, de Itajaí, que desapareceu na costa do Rio do Grande do Sul com seis tripulantes, no dia 4 de novembro. As buscas iniciaram no dia 13, após a família comunicar o desaparecimento à Capitania dos Portos de Itajaí.
Apesar das buscas com embarcações, aeronaves e apoio da Marinha do Uruguai nenhum vestígio do pesqueiro foi localizado. Estão desaparecidos o armador, que também é mestre do barco, Madson ...
Apesar das buscas com embarcações, aeronaves e apoio da Marinha do Uruguai nenhum vestígio do pesqueiro foi localizado. Estão desaparecidos o armador, que também é mestre do barco, Madson Orlando Simão, e os pescadores João Maricelo Matos Santana, Rafael Matos Santana, Elizandro Rodrigues Silveira, Arildo Honorato e Edmar Marcelino Ribeiro.
A Marinha alega que não houve encerramento do caso. “Novas ações serão feitas sempre que navios da Marinha estiverem em operação na área ou quando novos e fidedignos fatos e informações ocorrerem sobre os desaparecidos”, explicou a nota oficial.
Sem rastro
A embarcação saiu de Itajaí no dia 18 de outubro para pescar atum. O grupo deveria retornar dia 11 de novembro. No entanto, segundo a esposa do armador, no início de novembro a embarcação perdeu o sinal de GPS na costa do Rio Grande do Sul.
No dia 13 de novembro, a esposa do dono do barco procurou a Marinha do Brasil para comunicar o desaparecimento. Com a consulta no sistema de rastreamento, o último sinal foi no dia 4 de novembro, próximo à costa do Rio Grande do Sul. Antes de perderem o rastreador, não houve qualquer relato de problema pelos tripulantes.
Aviso aos navegantes
A Marinha do Brasil reforça sobre a importância dos pescadores estarem sempre atentos às condições meteorológicas e o estado do mar antes de sair para a navegação em alto-mar.
A Marinha também recomenda o aplicativo “Boletim ao Mar”, que pode ser baixado para Android e IOS, que contém informações sobre as condições meteorológicas, avisos de mau tempo, cartas sinóticas e os avisos náuticos.
O telefone 185 também é colocado à disposição dos navegantes para emergências náuticas e pedidos de ajudas em alto-mar.