Economia
Investimentos de R$ 1,25 bi para Itajaí entrar na rota dos combustíveis
Terminais têm expectativa de movimentar 3,5 milhões de toneladas por ano
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A construção de três terminais portuários para movimentação de granéis líquidos na margem direita do rio Itajaí-açu deve incluir novamente a região na movimentação de combustíveis por via marítima.
Os projetos somam mais de R$ 1,25 bilhão em aportes da iniciativa privada. A expectativa é de que o primeiro dos terminais entre em operação até 2026 e os outros dois operem até 2030, com a movimentação de 3,5 milhões de toneladas de combustíveis por ano. Itajaí já teve sua economia alavancada pelas operações com combustíveis na década de 1950 até a primeira metade dos anos de 1990, quando entraram em operação os oleodutos da Petrobras.
O superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, vê a diversificação para a movimentação de combustíveis como de extrema importância para Itajaí, não apenas pelo potencial gerador de empregos e de receita para o município, como pela sobrevivência da atividade portuária.
Robison Coelho, secretário-adjunto da pasta de Portos, Aeroportos e Ferrovias do estado, diz que Itajaí tem, além do porto público, grande potencial de exploração da atividade portuária até a ponte que liga Itajaí a Navegantes, na BR-101. Nesse contexto entram os terminais de granéis líquidos. “Como Santa Catarina dificilmente terá uma refinaria de petróleo, vai sempre depender do combustível vindo de fora [seja álcool, gasolina ou diesel]. A implementação destes terminais é uma grande alternativa para a garantia da movimentação portuária na cidade”, diz o investidor do Terminal Imaruí, Jonny Kaniak.
Ele acrescenta que a tendência é de que a gasolina, o diesel e o metanol venham do exterior em rotas de longo curso, e o álcool e derivados venham de portos brasileiros, em rotas de cabotagem. Outro ponto elencado por Jonny é que as refinarias de Canoas, no Rio Grande do Sul, e de Araucária, no Paraná, não têm mais como ampliar a produção, o que faz com que os excedentes dos dois estados, que abastecem Santa Catarina, reduzam ano a ano.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itajaí, Thiago Morastoni, não há dúvidas sobre a importância desses terminais. “O combustível é uma carga de alto valor agregado, vai gerar empregos e trazer muita receita”, defende o secretário.
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Clique aqui para fazer o seu cadastro.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
Últimas notícias
Balneário Camboriú
Bombeiros levam mais de quatro horas pra combater incêndio na avenida Panorâmica
BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Bandido usa faca para roubar patinete elétrico
VIOLÊNCIA
Jovem é espancado e quase vítima de sequestro em Balneário Camboriú
ITAJAÍ
Prefeitura divulga nomes de food trucks liberados para trabalhar no centro
QUARTA CAÓTICA
Incêndio perto da BR 101 deixa rastro de fumaça e congestionamento pesado em Tijucas
Colunistas
JotaCê
Ratinho e João Rodrigues em dobradinha?!
Charge do Dia
Renovação automática da CNH
Clique diário
O tempo em espelho d’água
Coluna Acontece SC
Colombo volta à cena, critica Carlos Bolsonaro e Jorginho Mello
De Olho no Fisco
Comércio e impostos: dicas de ouro para economizar
TV DIARINHO
🏙️ GIGANTE NO CENTRO | A esquina da Hercílio Luz com a Felipe Schmidt vai ganhar o Inco 330 – Life & ...
Especiais
Venezuela
Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil
Venezuela
Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo
Justiça climática
Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus
Além do Globo de Ouro
A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"
MARIJUANA
Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil
Blogs
VersoLuz
Vozes que não se calam - Conceição Evaristo
Blog do JC
Maria da Paz
A bordo do esporte
Barco Brasil confirma passagem pelo Ponto Nemo
Diz aí
AO VIVO
Diz aí desta terça traz Regina Santos da Silva, ativista e fundadora do Coletivo Mulheres
Diz aí, pastor!
“Os preceitos e princípios bíblicos são muito mais inclinados para a direita”
Diz aí, Juliana!
“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”
Diz aí, Bento!
"O que esses quatro vereadores a mais vão proporcionar para os habitantes de Itajaí?”
Diz aí, Robison!
"Todo mundo sabe que Itajaí sofre uma crise hídrica"
Hoje nas bancas
Folheie o jornal aqui ❯

