Economia
Investimentos de R$ 1,25 bi para Itajaí entrar na rota dos combustíveis
Terminais têm expectativa de movimentar 3,5 milhões de toneladas por ano
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



A construção de três terminais portuários para movimentação de granéis líquidos na margem direita do rio Itajaí-açu deve incluir novamente a região na movimentação de combustíveis por via marítima.
Os projetos somam mais de R$ 1,25 bilhão em aportes da iniciativa privada. A expectativa é de que o primeiro dos terminais entre em operação até 2026 e os outros dois operem até 2030, com a movimentação de 3,5 milhões de toneladas de combustíveis por ano. Itajaí já teve sua economia alavancada pelas operações com combustíveis na década de 1950 até a primeira metade dos anos de 1990, quando entraram em operação os oleodutos da Petrobras.
O superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, vê a diversificação para a movimentação de combustíveis como de extrema importância para Itajaí, não apenas pelo potencial gerador de empregos e de receita para o município, como pela sobrevivência da atividade portuária.
Robison Coelho, secretário-adjunto da pasta de Portos, Aeroportos e Ferrovias do estado, diz que Itajaí tem, além do porto público, grande potencial de exploração da atividade portuária até a ponte que liga Itajaí a Navegantes, na BR-101. Nesse contexto entram os terminais de granéis líquidos. “Como Santa Catarina dificilmente terá uma refinaria de petróleo, vai sempre depender do combustível vindo de fora [seja álcool, gasolina ou diesel]. A implementação destes terminais é uma grande alternativa para a garantia da movimentação portuária na cidade”, diz o investidor do Terminal Imaruí, Jonny Kaniak.
Ele acrescenta que a tendência é de que a gasolina, o diesel e o metanol venham do exterior em rotas de longo curso, e o álcool e derivados venham de portos brasileiros, em rotas de cabotagem. Outro ponto elencado por Jonny é que as refinarias de Canoas, no Rio Grande do Sul, e de Araucária, no Paraná, não têm mais como ampliar a produção, o que faz com que os excedentes dos dois estados, que abastecem Santa Catarina, reduzam ano a ano.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itajaí, Thiago Morastoni, não há dúvidas sobre a importância desses terminais. “O combustível é uma carga de alto valor agregado, vai gerar empregos e trazer muita receita”, defende o secretário.
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
NOTÍCIAS RELACIONADAS

santa catarina
BMW aumenta produção e abre 50 vagas de emprego

CAMINHO PELAS ÁGUAS
Ligação entre Itajaí e Blumenau pelo Itajaí-açu

Turismo al mare
Guia para conhecer o litoral navegando
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Clique aqui para fazer o seu cadastro.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
Últimas notícias

PRIMEIRA EDIÇÃO
Camboriú estreia o programa “Agito nos Bairros”

ARTE
Cantora de Bombinhas faz show no Sesc Itajaí

Mudanças no calendário
Campeonato Catarinense terá três rebaixados e fórmula com dois grupos

PERIGO DA IA
Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

EXPLORAÇÃO
Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras
Colunistas

Mundo Corporativo
O valor de uma boa recepção para o novo colaborador na equipe

Show de Bola
Agora é pra valer

Coluna Esplanada
Desaparecidos

Coluna Acontece SC
Urnas eletrônicas passam por testes em SC

Charge do Dia
Alunos do ensino médio receberão 440 mil calças jeans
Podcast
Torre a 300 metros de altura será inaugurada esta semana no parque Unipraias

Publicado 13/10/2025 19:15
TV DIARINHO
🚠✨ VISTA INCRÍVEL! A 300 metros do niver do mar, a nova Super Gyro Tower garante um rolê nas alturas ...
Especiais

PERIGO DA IA
Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

EXPLORAÇÃO
Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras

ARTE INDÍGENA
O primeiro indígena com obras de arte compradas pelo Museu de Arte do Rio Grande do Sul

CRISE NA MORADIA
COP30 escancara crise de moradia, energia e água em Belém

CRIMES DA DITADURA
Entidades vão levar a Lula proposta de Comissão Indígena da Verdade de crimes da ditadura
Blogs

Blog do Magru
O caos no trânsito tem solução?

Blog do JC
Jair Renan diz que não conversar com Zanatta é informação fútil
Diz aí

Diz aí, Bene!
"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

Diz aí, Thaisa!
“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

Diz aí, Pavan!
"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"

Diz aí, Anna Carolina!
"Não pense que eu vou ficar os quatro anos fora da Câmara"

Diz aí, João Rodrigues!
"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"
Hoje nas bancas

Folheie o jornal aqui ❯