ALELUIA
Águas do Itajaí-mirim baixaram 15 centímetros por hora no domingo
Com melhora no escoamento da água, Itajaí passou de estado de alerta para atenção; aulas estão mantidas na segunda-feira
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Com a melhora no nível dos rios Itajaí mirim e açu e a previsão das próximas marés contribuírem para o melhor escoamento das águas, a Defesa Civil de Itajaí passou do estado de alerta para o estado de atenção. A maior parte dos alagamentos já terminaram e as aulas da rede municipal de ensino estão mantidas nesta segunda-feira.
Segundo a Defesa Civil, o nível do rio Itajaí-mirim, que provocou a maioria das inundações na cidade, baixou em média 15 centímetros por hora no curso antigo na tarde de domingo.
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Segundo a Defesa Civil, o nível do rio Itajaí-mirim, que provocou a maioria das inundações na cidade, baixou em média 15 centímetros por hora no curso antigo na tarde de domingo.
De sexta-feira até a manhã deste domingo, foram registrados quase 300 pontos de alagamento pela cidade. As principais regiões afetadas foram: Cidade Nova, São Roque, Itaipava, Colônia Japonesa, Carvalho, Canhanduba, Dom Bosco, Limoeiro, São Judas, Ressacada e São Vicente.
Ao todo, 104 ocorrências foram atendidas pelas forças de segurança e pela Secretaria Municipal de Obras, como resgates de pessoas e animais, queda de poste, deslizamento e alagamentos ou inundações. A maior parte das ocorrências, 92 registros, foi atendida durante o sábado.
Um abrigo segue ativo no município. O espaço fica no Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão, no bairro Cordeiros. Na noite de domingo, havia 43 pessoas de 12 famílias no local. O monitoramento aos rios segue ocorrendo nesta segunda-feira.
Aulas mantidas
A Secretaria de Educação avisou que as aulas estão mantidas nesta segunda-feira na rede municipal de ensino e nas 59 creches credenciadas. Em três creches não haverá aula no período da manhã, que será usado para limpeza dos espaços afetados pela chuva. São eles: CEIs Euclides Ciríaco Meirinho e Professora Onadir da Silva Tedéo, ambos do bairro Cidade Nova, e no Centro de Educação Infantil Regiane Mara da Luz da Silva, do Dom Bosco. A expectativa é que as aulas sejam retomadas durante a tarde desta segunda-feira. “Todas as demais unidades estão em plenas condições para receber os nossos 42 mil estudantes neste início de semana. Concentraremos os nossos esforços na limpeza desses três espaços para tudo voltar à normalidade na tarde desta segunda-feira”, frisou a secretária de Educação, Elisete Furtado Cardoso.
Limpeza em postos de saúde
Os postos da Murta, Itaipava, Limoeiro, Salseiros, Cidade Nova I, Cidade Nova II e Promorar II funcionarão de forma parcial na manhã desta segunda-feira. Nesse período, os postos estarão com os serviços reduzidos para organizar as equipes e realizar a limpeza do espaço para retomada total das atividades durante a tarde.
As demais unidades de saúde, centros especializados, farmácia municipal e setores administrativos da Secretaria de Saúde funcionarão normalmente nesta segunda.
Mutirão de limpeza e recuperação
Nesta segunda-feira, a partir das 7h, as equipes da Secretaria Municipal de Obras iniciam um grande mutirão de limpeza e recuperação dos locais afetados pelos alagamentos e inundações em Itajaí. Os trabalhos começarão pelo bairro Cidade Nova, que registrou a maior parte das ocorrências, e seguirão pelas demais localidades, como Ressacada, São Judas, Dom Bosco, Carvalho e Canhanduba.
As áreas do interior, como os bairros Limoeiro, Itaipava, Campeche e São Roque, estarão sob os cuidados da Secretaria Municipal de Agricultura e Expansão Urbana. O órgão também realizará a limpeza e recuperação das vias, além da retirada dos móveis.
“Mais uma vez vamos promover essa força-tarefa para recuperar a nossa cidade. Tivemos dias exaustivos, com muitos resgates e auxílio às famílias que necessitam de apoio, mas agora chegou o momento de unirmos esforços para limpar e recuperar nossa cidade”, ressalta o secretário de Obras de Itajaí, Márcio José Gonçalves, o Dedé.
Serão usados caminhões graneleiros e baús, caminhões-caçamba e de irrigação, assim como hidrojatos para lavar as ruas. Caminhões de sucção ainda farão o desentupimento de bueiros. As equipes também farão o recolhimento de móveis e entulhos afetados pelas inundações. A população pode deixar os itens para descarte nas calçadas para serem coletados.
Semana começa com sol entre nuvens e chance de chuva fraca
As áreas de instabilidade associadas à passagem da frente fria sobre Santa Catarina se afastaram da região de Itajaí. Mesmo assim, o tempo permanecerá instável nesta semana com volumes superiores a 40 mm de chuva, conforme boletim do laboratório de Climatologia da Univali. A diferença em relação à semana passada é que haverá dias com maiores períodos de sol.
A segunda-feira será de sol entre nuvens na maioria das regiões, com chance de chuva fraca no decorrer do dia. A temperatura deve variar entre 18º e 25°C com vento fraco de quadrante leste a nordeste.
Na terça-feira, o estado terá sol e calor, com risco de temporais no fim da tarde devido à aproximação de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul. A chuva deve voltar à região de Itajaí na quarta-feira por causa da frente fria, mas já na quinta-feira o sol retorna, com temperaturas mais amenas.
Semasa distribui água potável
Com as chuvas que atingiram a bacia do rio Itajaí-mirim, Itajaí sofre com a lama que se forma no ponto de captação de água tratada. A situação afeta a produção e o abastecimento de água em Itajaí e Navegantes. A captação e tratamento do Semasa seguem reduzidos e os reservatórios estão em níveis críticos.
Para auxiliar a população, o Semasa instalou pontos de distribuição de água potável nos bairros. As caixas d’água de 20 mil litros estão sendo abastecidas por caminhões-pipa e ficarão disponíveis até que as estações de tratamento retomem as operações normais. Pra população ter acesso à água tratada gratuitamente, as caixas foram instaladas em quatro pontos da cidade. É necessário levar recipientes como galões e garrafas.
Os reservatórios Morro da Cruz, Cabeçudas e Morro Cortado permanecem vazios. O Semasa explicou que a água produzida é consumida e não há pressão suficiente para encher os reservatórios mais distantes das estações. A normalização do sistema depende das condições do rio Itajaí-mirim, ou seja, ainda sem previsão.