Rio de Janeiro
Fã morre em show de Taylor Swift após duas paradas cardiorrespiratórias
Empresa organizadora do evento proibiu entrada de água; Sensação térmica era de 60ºC
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A jovem Ana Clara Benevides, de 23 anos, morreu após desmaiar e ter duas paradas cardiorrespiratórias pouco antes do show da cantora Taylor Swift, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, na noite desta sexta-feira. A fã chegou a ser reanimada no local, mas teve que ser encaminhada ao Hospital Municipal Salgado Filho. No caminho, a jovem teve a segunda parada. Ana Clara recebeu atendimento médico no hospital, mas não resistiu e faleceu por volta das 20h.
Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 5 mil pessoas desmaiaram durante o evento e diversas outras tiveram que ser socorridas por desidratação após vomitarem por conta do calor. De acordo com A. M., moradora de Itajaí, a sensação térmica dentro do estádio era de 60ºC.
“A Taylor precisou parar o show várias vezes para ajudar as pessoas que estavam passando mal e pedir pra entregar água. A equipe que organizou proibiu as garrafinhas, aí fez com que o povo comprasse dentro do estádio. Mas quem tava na pista lá no meio não tinha como ir, o acesso não era nem um pouco fácil. A gente deu sorte que conseguiu arquibancada da pista, aí não ficamos na muvuca, mesmo assim tava um calor infernal. Aparentemente, o estádio é equipado com sistemas de resfriamento na estrutura, só que a empresa que ficou responsável pelo show colocou tapumes, fazendo com que nenhuma brisa entrasse, e se tornasse um caldeirão. Isso, pra impedir prédios vizinhos de assistir, vê se tem cabimento”, queixa A. M.
Após a fatalidade, a proibição da entrada de garrafas de água, imposta pela T4F, empresa organizadora do evento, tem sido discutida nas redes sociais.
Na manhã deste sábado, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), publicou nas redes sociais que a perda da vida de uma jovem é inaceitável e que mais detalhes das circunstâncias estão sendo apurados. Paes também adiantou novas medidas. Entre elas, antecipar a entrada em uma hora e ocupar o anel de circulação para tirar o público do sol, novos pontos de distribuição de água, aumento de número de brigadistas e aumento de ambulâncias.
A T4F publicou uma nota lamentando o falecimento da jovem, mas não se pronunciou sobre as limitações que agravaram a sensação de calor intenso enfrentada pelos fãs. “Na noite de ontem, Ana Clara se sentiu mal e foi prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos no Estádio Nilton Santos para o protocolo de primeiros socorros. Diante do quadro, a equipe médica optou pela transferência ao Hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, infelizmente veio a óbito. Aos familiares e amigos de Ana Clara Benevides Machado nossos sinceros sentimentos”.
A cantora norte-americana também foi a público para lamentar a perda da fã. “Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos uma fã hoje à noite, antes do meu show. Eu nem posso te dizer o quão devastada estou com isso. Tenho muito pouca informação além do fato de que ela era incrivelmente linda e jovem demais. Não vou conseguir falar sobre isso no palco porque me sinto dominada pela tristeza quando tento falar sobre isso. Quero dizer que agora sinto profundamente essa perda e que meu coração partido está com sua família e amigos. Essa foi a última coisa que pensei que aconteceria quando decidimos trazer essa turnê para o Brasil”, publicou Taylor via Instagram.
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.