ITAJAÍ
Banhistas invadem área de restinga em dia de sol
Moradora pede placas informativas e fiscalização
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Banhistas pularam a cerca e invadiram o espaço da área de restinga, na Praia Brava, em Itajaí, no último domingo. A cena foi flagrada por uma banhista que reclamou do desrespeito. Ela sugere placas de sinalização além de fiscalização do espaço.
A mulher conta que ligou para o 153 para denunciar o descaso ambiental, mas nada foi feito. “Várias pessoas ocuparam essa área. Tem a restinga mais linda e estão quebrando galhos para fazerem de banheiro. Nenhuma placa alertando. Fico revoltada de tentar manter o local protegido e os órgãos responsáveis nada fazem. Já falei que estão jogando água suja no ribeirão, mandei fotos. Nada aconteceu”, relata a denunciante.
A Guarda Municipal Ambiental informa que foi até o local, por volta das 17h de domingo, e não havia mais pessoas na área de restinga. Banhistas informaram à guarda que os infratores já tinham ido embora. Segundo a GAMF, não foram constatados danos na restinga.
Ao DIARINHO, o Instituto Itajaí Sustentável (Inis) informa que serão instaladas placas informativas nas áreas de restinga na Praia Brava. As melhorias são acompanhadas e fiscalizadas por profissionais do Inis, e fazem parte do Termo de Ajuste de Conduta, firmado pelo Ministério Público Federal, com o município. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até o final do mês de novembro. A recuperação da vegetação é essencial para o equilíbrio do ecossistema costeiro.