O motociclista C.E.S.C., funcionário de uma rede de lojas de Barra Velha, sofreu um grave acidente enquanto pilotava sua Biz neste final de semana. Ele tem 21 anos, é morador do bairro Itinga 2, interior barra-velhense, e bateu contra um búfalo que estava deitado sobre o trajeto por onde ele passa, por volta das 19h30 de sábado.
O rapaz, que estava a caminho do trabalho, machucou as pernas, cortou a cabeça e também sofreu entorse num dos dedos da mão. A Biz ficou detonada e manchas de sangue de C. marcaram o chão ...
O rapaz, que estava a caminho do trabalho, machucou as pernas, cortou a cabeça e também sofreu entorse num dos dedos da mão. A Biz ficou detonada e manchas de sangue de C. marcaram o chão no local do acidente. O pai do rapaz, M., está indignado, pois, segundo ele, é recorrente que búfalos e nelores fujam e fiquem soltos durante a noite pela rua.
O morador filmou a extensão do trajeto percorrido pelo filho, do ponto em que ele foi atingido até o local de onde teria fugido o búfalo – no local, a cerca está derrubada. Segundo os familiares revelaram ao DIARINHO, o problema rolou de novo na noite desta segunda-feira, dia 6, com nelores saindo pelo mesmo local, e na terça à tarde, quando novos bois foram fotografados na área.
M. e a esposa levaram o filho para atendimento médico num pronto-atendimento em Barra Velha. O rapaz faria exame de corpo de delito nesta quarta-feira, em Itajaí. Apesar dos ferimentos, o jovem não ficará com sequelas.
Segundo ele, a busca por registrar o fato em Barra Velha também foi difícil. “A delegacia só abre à uma da tarde, a prefeitura também; a Fundação do Meio Ambiente estava fechada”, reclamou. Ele precisa saber onde poderá registrar uma denúncia cobrando que o dono feche o trajeto da sua propriedade.
“Eu falei com o dono dos animais. Ele disse que não há provas, mas sei que os búfalos saíram dali e a cerca segue derrubada. Fui em vários lugares, não consegui ser atendido, e parece que estão esperando alguém perder a vida num. Só falta isso”, desabafou o pai.
O DIARINHO contatou a prefeitura e questionou se há fiscalização sobre situações envolvendo animais soltos e se seria possível penalizar o dono dos búfalos. Nilo Bernardo, diretor da Secretaria de Agricultura, frisou que a fiscalização dos animais nas pastagens ou fora delas é feita pela Cidasc.
“Para nós, não chegou a denúncia, mas sempre que envolve proprietários, a gente aciona a Cidasc, que faz esse controle e investiga inclusive o monitoramento dos rebanhos e contata proprietários”, explicou Nilo ao DIARINHO.
A Cidasc não retornou o contato do DIARINHO até o fechamento desta matéria.