ITAJAÍ
Terreno da prefeitura no bairro Cordeiros virou depósito de lixo
Morador conta que catadores descartam entulhos no local
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Um terreno baldio da prefeitura de Itajaí virou depósito de lixo na rua Eurípedes Amorim Leal, na parte baixa do bairro Cordeiros. Um serralheiro de 48 anos que mora no bairro gravou o estado do local na manhã desta segunda-feira. A cena mostra móveis velhos, sujeira e lixo. Segundo ele, outros moradores da região acabam descartando lixo no local.
“Hoje eles avacalharam mesmo. No final dessa rua aí tem uma casa de reciclagem que deve ter uns 30 ou 40 catadores. A maioria é usuário de droga. Aí eles usam esse material reciclado e eles descartam o que eles não querem ali no final da rua ali. Mas isso aí é recorrente. A prefeitura já sabe. Pelo montante de lixo que está ali, já deve estar há uns três dias”, relata o homem.
A prefeitura de Itajaí confirmou que o terreno é do município e que tem conhecimento da situação. De acordo com a Secretaria de Obras, a área é limpada pelo menos duas vezes por semana, porém “a população não colabora e segue descartando lixo no local”.
Além da manutenção feita pelas equipes de obras, o Cata-Treco vai passar pelos bairros Cordeiros, Salseiros e Murta, a partir desta segunda, até o final da semana. O programa conta com dois caminhões, que passam nas ruas em horário comercial, entre às 8h e 18h. Mais informações sobre o Cata-Treco estão disponíveis no link.
O descarte inadequado de lixo é considerado crime ambiental, e pode levar à reclusão, detenção ou pagamento de multa, conforme a gravidade do caso.
Confira abaixo os canais de denúncia para casos específicos de lixo em terrenos baldios.
Como denunciar
Lixo doméstico em calçadas: (47) 3348-0303
Lixo, entulhos, mato alto em terrenos baldios: (47) 3341-6173
Entulhos ou obstáculos em calçadas: (47) 3341-6173
Lixo em residências e comércios (acúmulo e mau cheiro): (47) 3249-5511