Santa Catarina é um estado que abriga diversos descendentes de imigrantes alemães, italianos, austríacos, poloneses e húngaros. Pensando em homenagear a comunidade de origem húngara, Jaraguá do Sul se prepara para construir uma praça temática.
A licitação para que as obras da Praça Húngara Magyar Tér iniciem foi assinada nesta terça-feira pelo prefeito Jair Franzner (MDB). A previsão é de que o espaço na localidade de Santo Estevão fique ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
A licitação para que as obras da Praça Húngara Magyar Tér iniciem foi assinada nesta terça-feira pelo prefeito Jair Franzner (MDB). A previsão é de que o espaço na localidade de Santo Estevão fique pronto até o final de outubro de 2024.
O documento foi assinado na presença da cônsul geral da Hungria, Szuszanna László, da adida cultural e de educação, Észter Klara Dobos, e do cônsul honorário, Amauri Steinmacher. A comitiva húngara estava na cidade para prestigiar a Bienal Internacional do Livro, que homenageia o país europeu.
Szuszanna considera Jaraguá do Sul um lugar especial. Ela destacou que a cidade catarinense é o único município do Brasil, fora as capitais, que possui um Consulado Especial. Ela também agradeceu à homenagem na Bienal e ao projeto da Praça.
A praça será estabelecida num terreno comprado pelo município de 2,5 mil metros quadrados. O edital de concorrência prevê R$ 2,2 milhões e as empresas interessadas podem enviar as propostas a partir do dia 16 de novembro.
O futuro espaço vai contar com áreas de cultura, esporte e lazer. A praça vai fazer uma referência em memória e homenagem aos imigrantes que vieram da Hungria em 1891. O local vai contar com o monumento “Lança Húngara”, um símbolo de força e união da comunidade húngara e que foi doado a Jaraguá em 1996.
Jaraguá do Sul é cidade-irmã do distrito Veszprém. Foi de lá que mais de 200 famílias saíram para povoar as terras catarinenses. A localidade também vai ser homenageada na Praça Húngara, com elementos semelhantes a uma praça que existe na cidade europeia.