Melhor do mundo
Messi recebe a Bola de Ouro pela oitava vez
Argentino foi eleito o melhor jogador da temporada em eleição da revista France Football
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Aos 36 anos, Lionel Messi continua sendo o maior vencedor do prêmio Bola de Ouro do futebol mundial. A coleção do argentino aumentou na segunda-feira, quando recebeu pela oitava vez o prêmio oferecido pela revista France Football ao melhor jogador da temporada em eleição feita por jornalistas ao redor do mundo. Agora, o argentino tem três bolas de ouro a mais que Cristiano Ronaldo, segundo do ranking.
Messi ficou à frente o norueguês Haaland, do Manchester City, e Mbappé, ex-companheiro de Messi no PSG e destaque da França na Copa, no top 3. O único brasileiro entre os 30 indicados foi Vini Júnior, do Real Madrid, que ficou em sexto lugar.
Continua depois da publicidade
Vinicius Júnior ainda recebe o prêmio Sócrates pelo seu instituto, que desde 2020 atua no Rio de Janeiro em escolas públicas e tem um trabalho voltado ao futebol aliado ao processo pedagógico e também ao antirracismo.

Já Haaland, campeão da Champions League e do Campeonato Inglês pelo Manchester City, não saiu de mãos vazias da premiação. O norueguês recebeu o troféu Gerd Müller como artilheiro da temporada, pelos 56 gols marcados. O melhor goleiro eleito foi outro destaque da Argentina na Copa do Mundo, Emiliano Martínez, o Dibu, que recebeu o Troféu Yashin.
A melhor jogadora do mundo, segundo a Bola de Ouro, foi a grande campeã da temporada Aitana Bonmatí. A meio-campista de 25 anos faturou a Champions pelo Barcelona e a Copa do Mundo pela Espanha.
Campeões europeus, Manchester City e Barcelona foram eleitos os melhores clubes no masculino e feminino, respectivamente. Já o inglês Jude Bellingham, de 20 anos, atualmente no Real Madrid, recebeu o Troféu Kopa como melhor jogador jovem da temporada, em votação feita apenas entre jogadores até 21 anos.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.