Economia
Itajaí gerou mais de mil empregos em um mês
Cidade peixeira é a segunda que mais gera emprego em Santa Catarina
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Cerca de 1062 vagas de emprego com carteira assinada foram criadas em Itajaí durante julho e agosto deste ano. A cidade se mantém na segunda colocação de município catarinense que mais gera oportunidades em 2023.
De janeiro a agosto, Itajaí registrou um saldo positivo de 6711 vagas. Com este número, o município ficou à frente de Chapecó e de Blumenau, que integram o top 4 com 3835 e 2618 vagas respectivamente.
Itajaí ficou atrás apenas de Joinville, que gerou mais de oito mil oportunidades durante o período analisado. Os índices foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) .
A infraestrutura, mão de obra qualificada e políticas públicas são os fatores que o prefeito Volnei Morastoni (MDB) acredita terem influenciado na crescente de empregos. A cidade já tinha sido destaque em julho, quando 526 oportunidades foram geradas e, com isso, foi considerada a maior geração de trabalho em SC entre as mais populosas.
Além de ocupar o segundo lugar estadual, Itajaí é o maior gerador de postos de trabalho da região da Amfri. O município conquistou o destaque pelo oitavo mês consecutivo em 2023. Em agosto, Balneário Camboriú (261 vagas) e Itapema (188) aparecem logo na sequência.
O setor que mais gerou empregos foi o de serviços. A atividade registrou um saldo de 334 vagas em agosto e acumula 3747 desde o início do ano.