ITAJAÍ

Conselheiro tutelar eleito já furtou delegacia de polícia

Ele respondeu a ação por furto de papel higiênico, sabão em pó e outros itens

Situação será avaliada pela Comissão de Eleição antes da posse dos eleitos
 (Foto: João Batista)
Situação será avaliada pela Comissão de Eleição antes da posse dos eleitos (Foto: João Batista)

A 2ª Vara Criminal de Itajaí homologou acordo entre a 9ª Promotoria de Justiça de Itajaí e Sidney Machado, ex-servidor do estado e conselheiro tutelar eleito neste mês em Itajaí, que respondia por peculato e furto de materiais da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Itajaí. O crime foi entre 2018 e 2019, quando Sidney trabalhava como técnico administrativo na delegacia. Em 2021, ele foi alvo de denúncia pela promotoria.

O acordo foi homologado na semana passada, prevendo a confissão do crime, o pagamento de um salário-mínimo, em duas parcelas de R$ 660, em novembro e em dezembro, e a prestação de serviços ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

O acordo foi homologado na semana passada, prevendo a confissão do crime, o pagamento de um salário-mínimo, em duas parcelas de R$ 660, em novembro e em dezembro, e a prestação de serviços à comunidade por oito meses, com oito horas por semana. Depois o o réu deve comprovar o cumprimento do acordo pra se livrar da ação penal.

Continua depois da publicidade

O valor pago deverá ser revertido pra melhorias na própria delegacia. Segundo a denúncia do Ministério Público, entre março de 2018 e janeiro de 2019, o servidor se valeu da condição de funcionário da delegacia pra furtar objetos do depósito. Na ocasião, ele exercia funções administrativas e serviços gerais de zeladoria na sede do órgão, na avenida Sete de Setembro.

A promotoria apontou que, durante o período de atuação na delegacia, diversos produtos de limpeza, entre papel higiênico, papel toalha, desinfetantes, inseticidas, sabão em pó, detergentes, balde, entre outros itens, foram desviados pelo servidor.

Conselho avalia situação

O beneficiado pelo acordo judicial foi candidato a conselheiro tutelar em 2019. Nas eleições deste ano, ele foi eleito com 456 votos, compondo vaga dos membros com ensino superior. Os conselheiros eleitos tomam posse em janeiro. Ter reconhecida idoneidade moral é uma das exigências pra função.

Em nota, a Secretaria de Promoção da Cidadania e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) informaram que não foram oficialmente notificados sobre o caso e tomaram conhecimento apenas pela imprensa.

“A situação será avaliada pela comissão da eleição, porém ressalta-se que os eleitos devem cumprir uma série de requisitos legais para posse, entre eles comprovar idoneidade moral”, esclareceu.

O DIARINHO fez contato com o escritório responsável pela defesa de Sidney. “Por força de cláusula contratual firmada com nosso cliente, estamos impedidos de prestar qualquer informação sobre o processo, sob pena de multa por quebramento de um valor ético fundamental da advocacia”, informou o advogado Joel Luiz Mezadri.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.83


TV DIARINHO


🕵️‍♂️🌊 MISTÉRIO NO RIO PARATI! | O corpo do pescador Antônio Carlos, de 45 anos, foi encontrado neste ...



Especiais

Inteligência, participação social e coordenação: como combater o crime sem chacinas

CHEGA DE CHACINAS!

Inteligência, participação social e coordenação: como combater o crime sem chacinas

Nascidos no caos climático

NOVA GERAÇÃO

Nascidos no caos climático

Afinal, quanto dinheiro o Brasil recebeu de financiamento climático?

CLIMA

Afinal, quanto dinheiro o Brasil recebeu de financiamento climático?

Boulos substitui Macêdo com desafio de levar temas sociais para Secretaria da Presidência

ESCALA 6X1

Boulos substitui Macêdo com desafio de levar temas sociais para Secretaria da Presidência

O plano do governo para manter territórios indígenas seguros

E depois da desintrusão?

O plano do governo para manter territórios indígenas seguros



Blogs

Placas prejudicam os pedestres

Blog do Magru

Placas prejudicam os pedestres

Vitamina D

Blog da Ale Françoise

Vitamina D

💊   Suplementos: o que o corpo realmente precisa — e o que é só marketing

Espaço Saúde

💊 Suplementos: o que o corpo realmente precisa — e o que é só marketing

Padre Fábio de Melo no Natal de Itajaí

Blog do JC

Padre Fábio de Melo no Natal de Itajaí



Diz aí

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

Diz aí, Níkolas!

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

Diz aí, Bene!

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

Diz aí, Thaisa!

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.