Navegantes

Recorde de investimento público e privado em Navegantes

Navegantes, em Santa Catarina, tem gerado recordes de investimentos públicos e privados, com crescimento notável em construção civil e serviços. A cidade se destaca como destino de investimentos, especialmente de infraestrutura, mas tem se dedicado também

(Foto: Divulgação)

 

Com 86 mil habitantes, conhecida por ter o terminal portuário mais eficiente do Brasil e um dos maiores aeroportos da região Sul, Navegantes é uma nova fronteira de investimentos no litoral ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Com 86 mil habitantes, conhecida por ter o terminal portuário mais eficiente do Brasil e um dos maiores aeroportos da região Sul, Navegantes é uma nova fronteira de investimentos no litoral norte catarinense, com crescimento notável em setores como construção civil e serviços. Dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram um aumento de 29% de empregos formais em menos de três anos, gerando 6,5 mil empregos e impulsionando a receita do município, que deve superar R$ 600 milhões este ano, um crescimento de 63% em três anos.

Continua depois da publicidade

Esse ambiente despertou o interesse dos investidores a partir de 2021, quando a cidade implementou reformas nos arcabouços legais para facilitar investimentos produtivos. A primeira grande ação foi um pacote de medidas legais e administrativas, como no tempo de abertura de empresas que caiu 98%, passando de 552 horas em 2019 para 12 horas em 2023. A medida acompanhada de dispensa de alvarás para atividades de baixo risco, digitalização de processos, estruturação de equipes e simplificação de fluxos nos órgãos municipais.

Na esfera urbanística foram aprovados plano diretor, código de obras, código de posturas, aprovação simplificada de projetos e métodos de regularização de obras. Está em andamento ainda o Projeto Orla, que busca viabilizar a exploração sustentável da orla para atividades de lazer, turísticas, esportivas e ambientais. O objetivo da administração é estabelecer vantagens competitivas ao setor da construção civil, sem perder um adequado planejamento urbano no que tange normas de ocupação e medidas de qualificação do espaço.

A localização estratégica do município tem facilitado o deslocamento de mercadorias e destacado a cidade como um ponto de descanso e lazer. Navegantes é o km 0 da BR 470, que cruza o Vale do Itajaí e vai até o Rio Grande do Sul, configurando-se como entreposto logístico da produção do interior do Sul do Brasil. A cidade também está exatamente no centro de uma das regiões mais promissoras do Brasil, que abrange cidades como Florianópolis, Joinville, Blumenau e Itajaí num raio de 90 km.

Para organizar as ações estratégicas, a cidade estruturou um Conselho de Desenvolvimento Econômico tripartite, em que o governo municipal divide espaço com o setor produtivo e a sociedade civil organizada debatendo ações estratégicas que impactem o crescimento sustentável da cidade.

Os sinais do crescimento acelerado são vistos por várias áreas. Construtoras aceleraram o lançamento de novos empreendimentos residenciais próximo à praia, e empresas constroem armazéns logísticos na região que envolve a intersecção das BR 101 e BR 470, esta última recentemente duplicada e em fase final de construção de quatro viadutos que darão mais eficiência, segurança e redução de custos aos transportes. As estatísticas da Secretaria de Planejamento Urbano apontam para uma aprovação de construção de metros quadrados três vezes maior em 2022 em relação a 2020, confirmando o que se vê pelos canteiros de obras espalhadas pela cidade, onde apartamentos de frente para o mar já são disputados com valores que giram na casa dos milhões de reais.

Além das ações do setor público, os investimentos privados se aceleram pelas boas perspectivas em relação aos pilares econômicos: porto e aeroporto. A Portonave, terminal portuário privado e ligado ao grupo MSC, movimenta 1,2 milhão de contêineres ao ano e está investindo cerca de R$ 3 bilhões na ampliação da capacidade, com vistas a se fortalecer como hub de integração do Sul do Brasil com o mundo, com operações de baixo custo.

O aeroporto de Navegantes movimenta mais de 2 milhões de pessoas ao ano e foi recentemente concedido ao grupo CCR, que prevê no curto prazo a construção de um novo terminal de passageiros e a médio prazo uma nova pista de pouso e decolagem capaz de receber grandes aeronaves de transporte de cargas.

Um novo setor começou a se organizar: o de tecnologia e inovação. A interação da associação empresarial com o poder público municipal já gerou frutos como a redução da alíquota de ISS para tecnologia de 5% para 2% e a criação de um núcleo que reúne as empresas do setor. “Não estamos apenas colhendo os frutos da ativação deste novo ambiente de negócios pujante, mas focados em ativar novos ecossistemas empresariais...”, expõe o secretário Rodrigo Silveira, lembrando que a cidade está consorciada com outros 10 municípios em projetos regionalizados.

Continua depois da publicidade

O Ranking de Competitividade dos Municípios de 2023, elaborado pelo Centro de Liderança Pública, aponta Navegantes como 4ª melhor cidade do país no “funcionamento da máquina pública”, e 10ª melhor do país no pilar “Instituições”, índices estes que medem dados relacionados à gestão municipal e que demonstram a sustentabilidade financeira do município para continuar investindo em ações que impactam na melhoria da atividade econômica e consequentemente da qualidade de vida.

Navegantes tem se consolidado como a cidade para se explorar. Pensando nisso, foi lançado o site Investe Navegantes www.investenavegantes.com.br, que traz uma série de indicadores que comprovam as vantagens de viver, trabalhar e investir no município litorâneo.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.211

Podcast

SC monitora 17 casos de gripe K no estado

SC monitora 17 casos de gripe K no estado

Publicado 27/01/2026 18:59



TV DIARINHO


🔥 INCÊNDIO NA MATA ATLÂNTICA | Bombeiros levaram quase cinco horas pra controlar um incêndio florestal ...



Especiais

“Justiça não foi feita”, diz mãe que perdeu os filhos no desastre da Vale em Brumadinho

SETE ANOS

“Justiça não foi feita”, diz mãe que perdeu os filhos no desastre da Vale em Brumadinho

Ibama nega licença prévia e barra projeto de maior termelétrica do país, no interior de SP

PROJETO BARRADO

Ibama nega licença prévia e barra projeto de maior termelétrica do país, no interior de SP

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus



Blogs

Enquanto os cães ladram...

Blog do JC

Enquanto os cães ladram...

Pinga — quando a palavra também escorre

VersoLuz

Pinga — quando a palavra também escorre

Emagrecimento não é cortar calorias: é destravar o metabolismo

Espaço Saúde

Emagrecimento não é cortar calorias: é destravar o metabolismo

Gestão humanizada mistura esporte e empreendedorismo

A bordo do esporte

Gestão humanizada mistura esporte e empreendedorismo



Diz aí

“O feminicídio acontece simplesmente pelo fato de a mulher ser mulher”

Diz aí, Regina!

“O feminicídio acontece simplesmente pelo fato de a mulher ser mulher”

Diz aí desta terça traz Regina Santos da Silva, ativista e fundadora do Coletivo Mulheres

AO VIVO

Diz aí desta terça traz Regina Santos da Silva, ativista e fundadora do Coletivo Mulheres

“Os preceitos e princípios bíblicos são muito mais inclinados para a direita”

Diz aí, pastor!

“Os preceitos e princípios bíblicos são muito mais inclinados para a direita”

“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”

Diz aí, Juliana!

“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”

"O que esses quatro vereadores a mais vão proporcionar para os habitantes de Itajaí?”

Diz aí, Bento!

"O que esses quatro vereadores a mais vão proporcionar para os habitantes de Itajaí?”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.