Previsão do tempo
Chuva dá trégua a partir desta quarta-feira
Tempo fica encoberto mas seguem os riscos de temporais isolados
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A chuva diminuiu de forma significativa em Santa Catarina a partir de quarta-feira, segundo a previsão do Ciram/Epagri. Para Itajaí, são esperados totais de 16,7 mm entre quinta e sábado. Mas o risco de temporais isolados continua, com chuva forte que pode cair em curto intervalo de tempo, principalmente na região Oeste, mas só na quinta-feira.
Nesta quarta-feira, o tempo continua encoberto, com chance de pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Na quinta, o risco é de temporais na região Oeste e chuva isolada pela madrugada e manhã nas demais regiões, com o tempo melhorando no decorrer do dia. Para sexta e sábado, pode ter chuva fraca no início e fim dos dias no litoral, com o céu se mantendo com muitas nuvens. Em Itajaí, a previsão é de 10 mm na sexta.
Até o final do mês, a nebulosidade e a chuva serão frequentes no estado. Entre os dias 26 e 27 de outubro está prevista a passagem de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil, com chuva intensa. As duas primeiras semanas do mês somaram volumes acima de 300 mm em boa parte das regiões. Os totais mais altos foram em Mirim Doce (465 mm) e Taió (456 mm), no Alto Vale do Itajaí.
Rios voltaram a subir
As chuvas na noite de segunda-feira e madrugada de terça fizeram com que os níveis dos rios voltassem a subir em Santa Catarina, com alagamentos no Litoral Sul e bacia do Rio do Peixe, no Meio-Oeste. Na bacia do rio Itajaí, a emergência continua nas cidades de Taió, Rio do Oeste, Laurentino, Rio do Sul, Apiúna e Lontras.
Em Blumenau, o rio Itajaí-açu voltou a subir a partir da noite de segunda-feira. O pico foi de 6,91 metros às 13h de terça-feira, baixando, ainda lentamente, durante à tarde. Até o final do dia, ainda poderia chover forte no Alto Vale do Itajaí, com volume médio entre 30 e 50 mm. Devido à previsão, a barragem de Taió voltou a ficar com todas as comportas fechadas.
Os maiores volumes de chuva entre a manhã de segunda-feira e a manhã de terça foram de 40 a 70 mm, em média, com registros pontuais entre 80 e 100 mm, nas regiões Oeste, Sul e Alto Vale do Itajaí. No decorrer da terça-feira, ainda poderia chover até 70 mm no Oeste e até 50 mm nas demais regiões, com risco de temporais associados.
Calamidade pública em Rio do Sul e Taió
Taió decretou estado de calamidade pública devido às cheias na cidade, se juntando a Rio do Sul. As duas cidades no Alto Vale de Itajaí foram as mais castigadas pelas chuvas na região. Outros 133 municípios estão em situação de emergência. Em 145 cidades houve algum tipo de ocorrência ligada às chuvas e o estado. Houve seis mortes causadas pelas inundações, além de 26 mil pessoas desabrigadas.
Em portaria do Diário Oficial da União de segunda-feira, o governo federal reconheceu o estado de emergência em Santa Catarina. O estado apresentou uma listagem com 160 municípios afetados pelas chuvas e que poderão receber recursos federais para obras de recuperação. Balneário Camboriú, Ilhota e Luiz Alves estão na lista. Itajaí também pediu inclusão.