Itajaí
Mais de 550 pessoas estão alojadas em abrigos de Itajaí por causa das cheias
Quatro abrigos estão lotados
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
São 562 pessoas alojadas em seis abrigos de Itajaí por causa dos alagamentos que atingiram a região nesta semana. Os locais dispõem de colchões, cobertores, chuveiros e itens de higiene, além de alimentação.
Os abrigos ficam no Salão da Igreja São Cristóvão, no bairro Cordeiros; Salão da Igreja São Vicente de Paulo, no São Vicente; Colégio Salesiano (para pessoas com dificuldade de mobilidade), no Centro; Salão da Igreja São João, no São João; Clube Tiradentes, também no bairro São João; e Salão da Paroquial Nossa Senhora de Lourdes, na Fazenda.
Nesta sexta, quatro deles estavam lotados, o de Cordeiros, São Vicente e igreja e Clube Tiradentes no São João. Os locais contam com o suporte de equipes da Secretaria Municipal de Saúde, compostas por médicos, enfermeiros e técnicos.
Parcão deve ser encerrado no sábado
O Instituto Itajaí Sustentável (INIS) deve manter o funcionamento do abrigo temporário de animais até este sábado. O local, que fica no Parcão da praça da Beira Rio, atingiu a capacidade máxima de 200 animais. As pessoas que retornaram para casa em segurança devem buscar os seus animais nas próximas horas.
A estrutura, que tinha capacidade inicial para abrigar 40 animais, foi ampliada para 200 no último domingo. O Inis tem disponibilizado assistência veterinária e alimentação.
Para manter o espaço em funcionamento, o local conta com apoio de voluntários que trabalham em escalas de quatro horas.