ITAJAÍ
Itajaí soma 109 ruas alagadas e 170 ocorrências em 24 horas
Pico da maré, entre 11h e 16h, pode causar novas inundações, alerta Defesa Civil
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Entre esta quinta-feira e madrugada de sexta-feira, Itajaí registrou 109 ruas alagadas. Os níveis dos rios associados aos picos das marés provocaram as inundações e deixaram a cidade em situação de alerta gradual para alagamentos.
Ao todo, os órgãos de segurança do município atenderam 169 ocorrências. A maioria dos casos foi de resgate de pessoas e animais durante esta madrugada.
De acordo com as projeções da Defesa Civil de Itajaí, as inundações graduais atingiram mais áreas nesta madrugada. As principais áreas afetadas foram nos bairros Murta, Santa Regina, parte baixa de Cordeiros, São Francisco de Assis, Barra do Rio/Imaruí e Nova Brasília.
Situações pontuais foram registradas no Cidade Nova, Dom Bosco, São Judas, Bambuzal, Ressacada (Carvalho) e em frente ao ferry-boat no centro. O alerta para novas inundações ao longo desta sexta-feira segue mantido e a Defesa Civil continua em situação de emergência.
O alerta precisou ser ampliado já que há possibilidade de que mais áreas sejam afetadas, nas mesmas regiões atingidas nesta segunda-feira. As projeções técnicas alertam para possibilidade de inundações graduais entre 11h e 16h desta sexta-feira, sendo que durante o período está previsto outro pico de maré em Itajaí.
A tendência é que, após esses horários, a situação comece a normalizar com um melhor escoamento das águas.
Abrigos
Com o aumento de áreas afetadas, mais dois abrigos foram abertos nesta sexta-feira e, ao todo, cinco estão ativos em Itajaí. Os salões paroquiais do Cordeiros, São Vicente e São João estão com a capacidade máxima. Famílias atingidas podem procurar o abrigo no Colégio Salesiano (o espaço localizado no centro conta com acessibilidade) ou no Clube Tiradentes, no bairro São João. Ao todo, 505 pessoas estão acolhidas nestes centros.
Alerta
Os moradores das áreas ribeirinhas nas regiões da Murta, parte baixa de Cordeiros, São Vicente, Nova Brasília, Bambuzal, Espinheiros/Portal, Cidade Nova, Dom Bosco, Canhanduba, Imaruí/Barra do Rio, Santa Regina, Salseiros e áreas rurais próximas ao Itajaí-Mirim devem ficar atentos e se prevenir contra possíveis inundações.
A possibilidade de ocorrências de deslizamento em áreas de encosta, principalmente nas regiões de Cabeçudas, Comunidade Bem Te Vi, Fazenda, Limoeiro, Nossa Senhora das Graças, Praia Brava, Ressacada e Vila da Paz continua alta por causa do grande volume de chuva registrado.
Normalização após às 16h
Conforme as projeções da Defesa Civil, após as 16h desta sexta-feira a tendência é de que a situação comece a normalizar com um melhor escoamento das águas. A condição de instabilidade do tempo diminui nesta sexta-feira e também no sábado, mas está mantida a possibilidade de chuva fraca e isolada a qualquer momento do dia.
Os níveis dos rios seguem altos na região. Em Blumenau, o rio Itajaí-açu vem abaixando devagar, registrando 10,15 metros às 9h. O pico foi de 10,76 metros à meia noite. Em Brusque, o nível era de 3,61 metros às 9h40. Em Itajaí, o rio Itajaí-açu se mantém em cota de emergência, em 2,82 metros, na medição às 9h40. O pico foi de 3,2 metros na madrugada.
Travessia da Barra do Rio está suspensa
As travessias entre as regiões centrais de Itajaí e Navegantes pelo ferry-boat seguem operando normalmente nesta sexta-feira. Já a balsa que faz a ligação da Barra do Rio para o bairro Machados está com a operação suspensa.
A interrupção temporária da balsinha se dá por motivos de segurança em decorrência da forte correnteza do rio Itajaí-açu e também pela água que atingiu a estação de embarque, inviabilizando o trabalho das equipes da NGI Sul.
“Estamos trabalhando e acreditamos que se as condições climáticas se mantiverem estáveis a operação será retomada no período da tarde”, informou a empresa. O canal de acesso portuário segue fechado. Não há navios atracados e cinco estão fundeados ao largo.
Tempo encoberto e chance de chuva fraca no fim de semana
A chuva dá uma trégua no fim de semana no estado. De acordo com a previsão do Ciram/Epagri, pode ter chuva fraca entre até domingo, mas sem precipitação volumosa. Entre segunda-feira e terça-feira, são previstos totais mais elevados, com a chuvas fortes voltando a ocorrer em Santa Catarina.
Esta sexta-feira será marcada por muitas nuvens e tempo encoberto no decorrer do dia na região do Vale do Itajaí, com chance de chuva ocasional principalmente no fim do dia devido à circulação marítima. A projeção é de 0,6 mm em Itajaí.
Para o sábado, o tempo segue com mais nuvens e previsão de chuva fraca no Litoral Norte. No Oeste e no Litoral Sul, o sol pode aparecer entre nuvens. A chuva retorna ao estado no decorrer de domingo, com os maiores volumes previstos pra segunda-feira.
Comunicação
Os moradores de áreas atingidas podem contribuir com a Defesa Civil e enviar fotos dos locais afetados pelo aplicativo Conecta.í. Os registros devem ser compartilhados no módulo “Ocorrência de Alagamento”.
Os órgãos de segurança do município seguem monitorando a situação e estão de prontidão para atender a comunidade. Em caso de emergências, disque 199 para Defesa Civil ou 193 para o Corpo dos Bombeiros.
A população pode acompanhar de perto as atualizações sobre os níveis dos rios, chuvas, marés e alertas no site da Defesa Civil de Itajaí.