SUFOCO

Bombeiros resgatam família com recém-nascido em rua de Cordeiros

Prefeito acompanhou situação no local e avalia tendência de queda das águas. Desde o início das inundações já foram feitos 298 resgates

miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria

O Corpo de Bombeiros resgatou uma família na tarde de sexta-feira na rua Américo Meinicke, na parte baixa de Cordeiros.  Essa foi uma das cerca de 200 ocorrências atendidas pelas forças de segurança entre o feriado de quinta e a sexta-feira. Desde o início da semana, as forças de segurança já fizeram o resgate de 298 pessoas em áreas de risco.

Continua depois da publicidade

A família da Keila Aroeira, de 34 anos, estava ilhada no trecho da segunda quadra da rua. Ela foi retirada com o bote dos bombeiros, junto com o bebê Paulo Eduardo Filho, de apenas um ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

A família da Keila Aroeira, de 34 anos, estava ilhada no trecho da segunda quadra da rua. Ela foi retirada com o bote dos bombeiros, junto com o bebê Paulo Eduardo Filho, de apenas um mês e três dias, a filha Maria Flor, de dois anos, o marido Paulo Eduardo Santos, 36, e a sogra, Florisbete dos Santos Arruda, 60.

Continua depois da publicidade

Keila conta que já tinha sido vítima de alagamentos no domingo. A família voltou pra casa, após  as águas baixarem. Mas teve que levantar os pertences outra vez. As águas avançaram mais e demoraram pra baixar.  A família conseguiu ajuda de um amigo de Penha, onde se abrigará até a situação melhorar.

Continua depois da publicidade

Prefeito circulou pela cidade

Na sexta-feira, o prefeito Volnei Morastoni (MDB) esteve em Cordeiros. Todas as ruas laterais entre a avenida da avenida Reinaldo Schmithausen e o ribeirão da Murta tiveram trechos alagados.

“A nossa expectativa é que a partir desse 3º pico, a tendência é ir diminuindo a gravidade. O que está nos preocupando ainda é que [em] Blumenau está baixando muito devagar, 19 centímetros por hora. Está muito lento a baixa das águas em Blumenau e isso reflete aqui também numa lentidão maior”, comentou Volnei.

O prefeito ainda lembrou que Itajaí é prejudicada pelas cotas mais elevadas das marés nessa época, com picos mais altos que o previsto, e o transbordamento do rio Itajaí-mirim, que chegou ao pico de 2,78 metros na tarde de sexta-feira.  “Mas a tendência é ir normalizando”, completou Volnei.

 

Itajaí tem mais de 500 desalojados e sofreu com 150 ruas alagadas

Partes baixas de Cordeiros e Murta são as mais afetadas   (foto: João Batista)
Partes baixas de Cordeiros e Murta são as mais afetadas   (foto: João Batista)

 

Continua depois da publicidade

Itajaí registrou 148 ruas alagadas só entre quinta e sexta-feira. Foram atendidas mais de 200 ocorrências e são mais de 500 pessoas alojadas em abrigos públicos.  Os principais locais afetados são a Murta, partede Cordeiros, Santa Regina, Barra do Rio, Imaruí e Nova Brasília.  A Defesa Civil segue em alerta para riscos de inundações e deslizamentos porque o solo continua encharcado. 

Apesar da previsão de tempo mais firme ao longo do sábado, Itajaí continuará recebendo as águas que descem pelos rios Itajaí- Açu e Itajaí-Mirim das cidades de Blumenau e Brusque.

A travessia entre as regiões centrais de Itajaí e Navegantes pelo ferry-boat segue operando normalmente. Já a balsa que faz a ligação da Barra do Rio com o bairro Machados está com a operação suspensa. A NGI Sul monitora a situação do rio e a balsa pode voltar a operar se melhorem as condições.

O canal de acesso ao complexo portuário continua fechado, com nove navios esperando ao largo e outros 15 cargueiros navegando rumo à região.

Na sexta, eram 562 pessoas alojadas em seis abrigos de Itajaí. Quatro deles estavam lotados, o de Cordeiros, o do São Vicente e os da igreja do bairro São João e Clube Tiradentes.

Continua depois da publicidade

Animais

O Instituto Itajaí Sustentável deve manter o funcionamento do abrigo temporário de animais até este sábado. O local, que fica no Parcão da praça da Beira Rio, atingiu a capacidade máxima de 200 animais. As pessoas que retornarem para casa em segurança devem buscar os seus animais nas próximas horas.

A estrutura, que tinha capacidade inicial para 40 animais, atendeu até 200 no último domingo. O Inis disponibiliza assistência veterinária e alimentação. O local conta com apoio de voluntários que trabalham em escalas de quatro horas.

 

Picos da maré alagaram centro e bairros

Continua depois da publicidade

Beira Rio ficou alagada (foto: Franciele Marcon)
Beira Rio ficou alagada (foto: Franciele Marcon)

 

As águas do rio Itajaí-Açu voltaram a invadir o centro de Itajaí e regiões ribeirinhas no começo da tarde desta sexta-feira. O fenômeno já tinha ocorrido na madrugada e é reflexo da subida da maré e da elevação do nível do rio Itajaí-açu.

Segundo a medição do “Marégrafo”, da estação da Univali/Porto de Itajaí, a maré alcançou 1,77 metro às 14h35 de sexta. Com isso, toda a extensão da avenida Beira Rio, voltou a ser tomada pelas águas, desde a praça Genésio Miranda Lins até as imediações do ferry-boat, já na avenida prefeito Paulo Bauer.

As ruas Pedro Ferreira e Silva também tiveram trechos tomados pela água.

Os alagamentos também retornaram nos bairros. A maré alta e o nível do Itajaí-mirim voltaram a alagar as transversais da rua David Adão Schmitt, no bairro Nova Brasília, entre elas a travessa João Bento, Paulo Fuck e Bubi Kobarg. A frente da empresa Vitalmar, ao lado da ponte Bispo Samuel Francelino, também  foi prejudicada.

A rua Jacob Ardigo, a famosa rua da Vala, entre o Dom Bosco e o Cidade Nova, e as imediações do clube Itamirim também foram prejudicados. A rua Carlos Mafra, no Cidade Nova, ao lado do Atacadão, também. 

A Murta, parte de Cordeiros e Salseiros, além da zona rural da Itaipava, KM 12 e Campeche também registram alagamentos nesta sexta.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.118


TV DIARINHO


🚢🌊 MODELO INÉDITO! O governo testou em Paranaguá e agora traz o mesmo modelo pra Itajaí: separar a concessão ...



Especiais

Como a trama de Jair e Eduardo com os EUA levou ao indiciamento da PF

Lei Magnitsky

Como a trama de Jair e Eduardo com os EUA levou ao indiciamento da PF

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

PL 2628

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Varginha

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

“Macho para quem?”

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

Nova via de Belém que não nasceu com COP30

Avenida Liberdade

Nova via de Belém que não nasceu com COP30



Blogs

Quando o cansaço é mais do que só “falta de descanso”

Espaço Saúde

Quando o cansaço é mais do que só “falta de descanso”

Tensão pré-eleitoral

Blog do JC

Tensão pré-eleitoral



Diz aí

Humorista Jorge Gastaldi estará ao vivo no DIARINHO

ITAJAÍ

Humorista Jorge Gastaldi estará ao vivo no DIARINHO

"Nossa alfândega é a segunda em movimentação e, em arrecadação, só perde para Santos"

Diz aí, André Bueno!

"Nossa alfândega é a segunda em movimentação e, em arrecadação, só perde para Santos"

Delegado da Receita Federal de Itajaí será o entrevistado do “Diz aí”

DIZ AÍ

Delegado da Receita Federal de Itajaí será o entrevistado do “Diz aí”

"O estacionamento rotativo dá prejuízo para o município"

Diz aí, Evaldo!

"O estacionamento rotativo dá prejuízo para o município"

Secretário Evaldo participa ao vivo do programa Diz aí!

TARDE DE QUINTA

Secretário Evaldo participa ao vivo do programa Diz aí!



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.