Fiasco alemão
Oktoberfest é suspensa de novo por causa da chuva
Retomada da festa, apesar da previsão de chuva, durou menos de 24 horas. Oktober promete voltar nesta sexta
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A Oktoberfest, maior festa alemã do Brasil, foi suspensa novamente em menos de 24 horas após ao seu reinício. A decisão foi tomada na manhã de quinta-feira por conta das fortes chuvas que voltaram ao estado e a elevação do nível do rio Itajaí-Açu. A previsão do tempo já indicava que quinta e sexta-feira seriam dias de chuva, mas a festa manteve a reabertura.
Após cinco dias de paralisação, a Oktober tinha retornado às 18h de quarta-feira, com o primeiro desfile da edição, que aconteceu embaixo de muita chuva.
A tradicional apresentação pelas ruas de Blu começou com tempo seco, mas logo a chuvarada caiu – cumprindo a previsão de mau tempo. Nem por isso, o evento parou e o desfile finalizou a rua XV de Novembro. O próximo desfile está marcado para sábado, 14 de outubro, às 16h.
Na primeira suspensão, na semana passada, os equipamentos foram retirados da Vila Germânica, mas dessa vez haverá apenas os fechamentos dos portões.
A previsão é que a festa retorne nesta sexta-feira, a partir das 18h, com a programação normal. A informação deve ser confirmada ainda no decorrer do dia pela prefeitura de Blumenau. Diante das interrupções, a prefeitura já havia estendido a Oktober até o dia 29 de outubro.
Fenarreco encerrou mais cedo na quinta
Com a subida do rio Itajaí-mirim, a 36ª Festa Nacional do Marreco encerrou às 19h de quinta-feira. A prefeitura informou que para a sexta-feira, quando a previsão é de pouca chuva no município, a festa volta a rolar a partir das 11h.
A decisão foi tomada em reunião do Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (GRAC), comitê interdisciplinar que congrega representantes do poder público e das forças de segurança pública.
A Fenarreco segue até o dia 22 de outubro e mantém a arrecadação de alimentos não perecíveis e itens de higiene e limpeza para as vítimas das chuvas em Santa Catarina.