SANTA CATARINA
Fechamento da barragem de Taió durante a noite preocupa
Em vídeo, morador diz que comunidade quer invadir a barragem; prefeitura desmente
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Tem circulado nas redes sociais o vídeo de um comerciante de Taió revoltado com o fechamento da barragem oeste, que fica na cidade. O governo do estado havia determinado a abertura gradativa das comportas ainda na noite de terça-feira. Cinco das sete comportas foram abertas. Mas na noite de quarta-feira, foi determinado o fechamento da estrutura novamente, dada a previsão de chuva persistente no estado.
No vídeo, o comerciante diz que "estão fazendo cagada de novo" e que há moradores que querem invadir a barragem e abrir as comportas "na marra". "Vão querer afogar Taió mais do que vocês já afogaram?", diz.
A assessoria da prefeitura de Taió disse que não recebeu nenhuma informação sobre os moradores invadirem a barragem para abrir as comportas à força.
A barragem de Taió tem capacidade para 100 milhões de metros cúbicos de água. Segundo boletim da Defesa Civil, atualizado por volta das 9h desta quinta-feira, a cidade registrou 88,88 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. O montante da barragem registrava 24,25 metros.
Previsão do tempo
A chuva que começou ainda na noite de quarta-feira, deve continuar ao longo desta quinta e perder a força na sexta-feira. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, a passagem de uma frente fria pelo estado é o que provoca a instabilidade. Os maiores acumulados, que podem chegar a 100 milímetros, estão previstos para o Vale do Itajaí, Meio-Oeste e Grande Florianópolis.
O risco é alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações graduais. A Defesa Civil de Itajaí informou que a cidade segue em alerta para riscos de inundações graduais. A atenção deve ser redobrada, principalmente para moradores de regiões mais baixas, entre às 13h desta quinta-feira e 1h de sexta, quando estão previstos os picos de maré alta.