Desde sexta-feira até a manhã desta segunda-feira, a Defesa Civil de Itajaí já registrou quase 150 ocorrências por conta do volume intenso de chuvas num curto período. Somente nesta manhã, foram cerca de 30 ocorrências atendidas, entre alagamentos, inundações, desobstrução de bueiros e reparos de buracos.
O acumulado nas últimas 48 horas chegou a 65 milímetros e Itajaí segue em situação de alerta para possíveis inundações graduais ao longo da tarde. A projeção é de que possam ocorrer alagamentos em ...
O acumulado nas últimas 48 horas chegou a 65 milímetros e Itajaí segue em situação de alerta para possíveis inundações graduais ao longo da tarde. A projeção é de que possam ocorrer alagamentos em função da subida da maré a partir do meio-dia.
A rua Tiradentes, no bairro Murta, foi uma das principais ocorrências atendidas nesta manhã. O local apresentou risco de desabamento na calçada próxima ao rio. Como a via está alagada, ainda não é possível avaliar a área, mas o perímetro já foi isolado. Outros perigos de desabamento foram registrados nos bairros Fazenda e São Vicente.
Os alagamentos foram registrados em 50 ruas de 14 bairros: Barra do Rio, Centro, Cidade Nova, Cordeiros, Dom Bosco, Espinheiros, Fazenda, Salseiros, Santa Regina, São Judas, São Vicente, Murta, Portal II e Praia Brava.
Em caso de solo encharcado, a Defesa Civil pede que a população fique atenta a qualquer sinal de movimentação de terra ou rochas nas proximidades de residências. Caso haja qualquer sinal, a recomendação é que as famílias deixem as casas e liguem para o Corpo de Bombeiros, no 193, ou para a Defesa Civil, no 199.
A população pode acompanhar diariamente os boletins meteorológicos e os avisos diários da Defesa Civil. As informações ficam disponíveis no site da instituição de segurança e nas redes sociais. A localização de abrigos, informações das chuvas e o nível dos rios podem ser acompanhados no aplicativo Conecta.í.
Abrigos em Itajaí
Dos quatro abrigos ativos em Itajaí, três apresentam lotação máxima. Ao todo, 361 pessoas estão acolhidas nas estruturas montadas nos bairros Cordeiros (igreja São Cristóvão), São Vicente (igreja São Vicente de Paulo) e São João (Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí).
O abrigo montado no salão paroquial da igreja do São João, na rua Doutor Pedro Rangel, ainda está com vagas. Outros três abrigos estão de sobreaviso nos bairros Fazenda, KM 12 e na comunidade japonesa.