Monitoramento
Previsão de chuva na madrugada mantém Itajaí em alerta
Rios Itajaí-Açu e Mirim subiram neste domingo
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
O relatório das 19h da Defesa Civil de Itajaí aponta que os rios Itajaí-açu e Mirim subiram em Itajaí em relação ao boletim divulgado às 9h da manhã de domingo. A cidade se mantém em estado de alerta.
Como o rio Itajaí Açu tem previsão de chegar aos 10 metros na madrugada e a chuva moderada continua na madrugada de segunda-feira, a Defesa Civil continua monitorando os impactos na região.
Por volta das 20h, o rio Itajaí-açu na estação da Murta estava em estado de alerta com 2,52 metros e tem mantido esta média ao longo do dia. Este ponto passará para o estado de emergência se atingir a marca de 3,3 metros.
O rio Itajaí-Mirim retificado, na estação da Colônia Japonesa, está em alerta com 2,28 metros, com pouca variação ao longo do dia. Ele entra em emergência se atingir 2,5 metros.
Já o rio Itajaí-Mirim canal antigo (Itamirim) atingiu o limite de emergência de 2,25 metros e permaneceu ao longo deste domingo na casa dos 2,28 metros.
Nesta região ainda não foram registradas ocorrências por extravasamento do rio, que tem se mantido no limite máximo.
Durante o domingo houve pelo menos 30 pontos de alagamentos na cidade, a maior parte foi na região da Murta, na região da empresa GDC, e também na parte baixa de Cordeiros, nas transversais da avenida Reinaldo Schmithausen.
Por conta dos alagamentos, Itajaí cancelou as aulas na rede municipal de ensino nesta segunda-feira. O tratamento de água também está prejudicado, com os moradores devendo economizar água. O serviço de recolhimento de lixo e o transporte coletivo só atuarão nesta segunda-feira em ruas sem alagamentos.