ITAJAÍ
Porto abrirá pátio para guardar carros se ocorrer enchente
Pátio em área alta poderá ser usado para moradores estacionarem
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
O superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, fez vídeo na noite de sexta-feira comunicando que o pátio alfandegado do terminal, que fica entre as ruas Blumenau e Irineu Bornhausen, a Caninana, no bairro São João, poderá ser usado para guardar veículos da população em caso de inundações.
Fábio lembra que o pátio fica em um lugar alto da cidade e que não foi atingido pelas águas na enchente de 2008. A abertura dos portões atende pedido do prefeito Volnei Morastoni e do vice Marcelo Sodré.
O pátio só será aberto se houver enchente na cidade, após as chuvas previstas para o final de semana, contando com guardas para monitorar a área.
A previsão, segundo o climatologista da Univali, Sergey Araújo, é de tempo instável para Itajaí. “Para nossa região, chuvas entre 45 e 80 mm. Esse volume traria alagamentos e ‘enchentes locais’. O problema é à montante, nas cabeceiras, onde estão previstas chuvas em bom volume. Na quarta-feira havia chovido na região de Mirim Doce (159 mm) e Taió (113 mm), no Itajaí-açu. O reflexo vimos em Blumenau com 8,7 m, e aqui com três locais em estado de emergência", lembrou Sergey.
"No Itajaí-mirim, na quarta-feira em Vidal Ramos e Presidente Nereu, choveu algo na faixa dos 60mm. Para este fim de semana são esperados entre 100 e 130 mm entre Mirim Doce e Blumenau, e entre 97 e 135 mm entre Vidal Ramos e Brusque. Assim é possível termos enchente. Contudo, teremos que acompanhar as chuvas à montante”, completou Sergey.