Matérias | Geral


ITAJAÍ

Empresa convocada no leilão do porto visita superintendência e apresenta parceiros

Mada Araújo tem acordo com Transbrasa, que opera em Santos, e BCP Engenharia

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Empresa é gestora de investimentos e fez proposta de movimentar 44 mil TEUs (Foto: João Batista)


Representantes da Mada Araújo Asset Management, empresa convocada no leilão do Porto de Itajaí após a desclassificação da MMS Empreendimentos, visitaram a superintendência do porto na quinta-feira. A companhia apresentou como parceiras no projeto de arrendamento provisório a Transbrasa, empresa de logística marítima, e a BCP Engenharia.

O diretor-executivo da Mada Araújo, Marco Antônio de Araújo, e diretores da Transbrasa e da BCP foram recebidos pelo superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, e pelo vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré (PDT). A Mada Araújo é uma gestora de investimentos fundada e registrada em São Paulo (SP). Ela deu o segundo maior lance pro arrendamento, de 44 mil TEUs (unidade de contêineres).

Parceiras da companhia, a Transbrasa nasceu como transportadora e hoje é operadora logística dentro do Porto de Santos com instalações alfandegadas. Já a BCP Engenharia, com sede em Fortaleza ...

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


O diretor-executivo da Mada Araújo, Marco Antônio de Araújo, e diretores da Transbrasa e da BCP foram recebidos pelo superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, e pelo vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré (PDT). A Mada Araújo é uma gestora de investimentos fundada e registrada em São Paulo (SP). Ela deu o segundo maior lance pro arrendamento, de 44 mil TEUs (unidade de contêineres).

Parceiras da companhia, a Transbrasa nasceu como transportadora e hoje é operadora logística dentro do Porto de Santos com instalações alfandegadas. Já a BCP Engenharia, com sede em Fortaleza (CE), atua com projetos de infraestrutura, como de usinas solares, parques eólicos, drenagem, pavimentação, loteamentos e condomínios.



Marco Antônio comentou que a empresa gere ativos de vários clientes e grandes investidores, principalmente na área de infraestrutura, e que já atua na região de Itajaí há quatro anos. Segundo informou, o grupo tem atuação internacional e está em processo de estruturação, com os investidores olhando para Itajaí.

“As pessoas que estarão conosco, contratadas nesse processo, são pessoas reconhecidamente da área portuária, sendo a Transbrasa com 50 anos de experiência, e a BCP, cuja empresa arrecada mais de R$ 2 bilhões por ano, pois também é especialista na área de infraestrutura”, destaca. Ele adiantou que o grupo tem um projeto de longo prazo pra Itajaí, de olho no arrendamento definitivo. 

“O mais importante é darmos para Itajaí o protagonismo que tanto ela merece através de seu porto, transformando Itajaí não só naquilo que ela já tinha de proeminência, mas esticando o braço, criando condições, porque o nosso projeto não é de dois anos, é de 40 anos”, disse.


O executivo defendeu que a proposta da empresa é a mais adequada para o Porto de Itajaí. De acordo com Marco Antônio, a companhia vai apresentar para a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) uma lista de equipamentos que já estão comprados e que serão instalados no porto. Na região, ele informou que o grupo tem investimento ativo de 700 milhões de dólares.

“Tudo o que foi apresentado aqui para a diretoria da Superintendência também é para desmistificar a falta de conhecimento do nosso grupo, e consequentemente, dar tranquilidade à comunidade pra que todos possam ter certeza, nós não estamos vindo aqui pra ser um operador portuário ou ganhar uma concessão, estamos para fazer história positiva para o Porto de Itajaí”, completou.

 

Proposta traz expectativas de grandes investimentos

O superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, destacou que o encontro foi importante por trazer as parceiras da Mada Araújo e por apresentar um projeto que não se restringe só para dois anos de operações, mas que prevê grandes investimentos na área logística portuária.


Fábio espera que o processo de contratação seja finalizado ainda neste mês. “Tomara que possamos conseguir rapidamente finalizar este processo, e reiniciarmos o mais rápido possível as operações com contêineres no Porto de Itajaí, fazendo com que retorne a pujança econômica, e assim colocando o porto no seu lugar de destaque que sempre ocupou”, comentou.

O vice-prefeito Marcelo Sodré avaliou que as empresas deram um horizonte “bem promissor” para o porto e a cidade como um todo. “Também nos deixaram muito tranquilos em relação não só à seriedade, à lisura de todas as empresas parceiras, mas principalmente na aposta que estão proporcionando para que o Porto de Itajaí retorne o quanto antes com suas operações de cargas de contêineres”, disse.

O contrato prevê que a empresa vencedora passe a operar no porto por dois anos, prazo que poderá ser prorrogado a critério do Ministério dos Portos. Durante o período, o governo federal pretende fazer o leilão para o arrendamento definitivo do porto, com contrato de 35 anos.

A Mada Araújo deve apresentar os documentos necessários à habilitação no edital de arrendamento na tarde desta sexta-feira. A documentação será analisada pela comissão de licitação da Antaq, que prevê divulgar o resultado no dia 17 de outubro. Após a data, com a empresa sendo aprovada e não havendo recursos, o processo é encaminhado pra homologação e, por último, pra assinatura do contrato.


A empresa foi convocada após a MMS Empreendimentos, que havia dado o melhor lance no leilão, de 66.600 TEUs, não conseguir comprovar condições para cumprir a proposta de movimentação mínima de contêineres.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






34.239.154.201

TV DIARINHO


Leilão de carros apreendidos em Santa Catarina deve ser mais agilizado com parceria entre Detran e Tribunal ...





Especiais

MEIO AMBIENTE

Ibama proíbe pulverização aérea de agrotóxico letal a abelhas, o tiametoxam

Caso Ilha de Marajó

Vereadora de Navegantes está entre os políticos que impulsionaram fake news sobre exploração sexual infantil

TURISMO

Japaratinga: vale a pena se hospedar no melhor resort do Brasil?

VIAGEM NO TEMPO

Museu do Carro traz nostalgia e diversão sobre o universo automotivo

NOVOS TEMPOS

SC é pioneira na promoção da mobilidade elétrica



Blogs

A bordo do esporte

Inaê Sailing Team segue entre os primeiros da Copa Mitsubishi

Blog do JC

Não sabe de nada...

Blog da Jackie

Verão, calor, quentura e mormaço

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog da Ale Francoise

Intestino preso, use todos os dias

Blog do Ton

Medicina Estética

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Adão Paulo Ferreira

"Porto sozinho não serve para nada. Ele precisa ter navios, linhas"

Irmã Simone

"Aqui nós atendemos 93% SUS”

Eduardo Rodrigues Lima

"A Marinha já fez 27 mil abordagens a embarcações no Brasil inteiro”

Edison d’Ávila

"O DIARINHO serve como uma chamada à consciência da cidade”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação