ITAJAÍ
Chuvarada na região afeta abastecimento de água
Estações de tratamento funcionam com capacidade reduzida
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
As fortes chuvas que atingem a região elevaram a turbidez na água no canal retificado do rio Itajaí-mirim. Com esse cenário, o sistema de abastecimento de água do Semasa enfrenta dificuldades desde a manhã de quinta.
Por volta das 10h30, a turbidez alcançava 2 mil NTUs (unidade de medida de turbidez), quando o normal para operação do sistema de tratamento de água é 100 NTUs. Já às 15h20, a turbidez estava em 1.513 NTUs.
Com a turbidez, a Estação de Tratamento (ETA) do São Roque, principal produtora de água tratada de Itajaí, opera com baixa vazão e os reservatórios já se encontram em nível crítico, com apenas 11% de sua capacidade.
Na ETA Arapongas, que abastece os bairros Centro, Ressacada e Itaipava, os reservatórios estão com 47% de sua capacidade e a ETA opera, também, com baixa vazão.
Já a estação do Limoeiro, que tem a captação de água bruta no ribeirão Mineral e teve as atividades paralisadas na quarta, voltou a operar nesta quinta. O reservatório está com 66% de sua capacidade de reservação.
A autarquia reforça a importância da instalação de caixas d’água em todos os imóveis e recomenda a economia da água, pois as previsões indicam que nos próximos dias SC enfrentará um período de altos índices de chuva e isso impactará no abastecimento de água.
“Nós estamos localizados na foz de um rio, então toda água da chuva vai passar por aqui, prolongando a turbidez para os próximos dias. O Semasa está trabalhando para que os efeitos desta condição climática sejam minimizados”, enfatiza o diretor de Saneamento do Semasa, Ervino Ribeiro Macedo.
Economize água
Desde a quarta-feira, a autarquia utiliza um guindaste para a retirada de entulhos que chegam pelo rio Itajaí-mirim e podem represar na barragem de contenção. Com a força da correnteza do rio, os entulhos também podem até causar danos à estrutura.
Desde quinta-feira, o Semasa orienta aos consumidores para que façam economia de água armazenada em caixas e cisternas para evitar desabastecimento nos próximos dias. O Semasa atende 24 horas ao dia pelo 3344-9000 (fixo e WhatsApp), 0800 645 0195 ou 115.