Na região de Itajaí a previsão é de que a chuva retorne no fim da tarde desta sexta-feira. O maior volume é esperado entre sábado e domingo. No sábado, a instabilidade se intensifica nas regiões Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, com volume de chuva mais alto nas áreas próximas ao estado gaúcho, variando de 50 a 100 mm, podendo superar esses valores especialmente na costa sul catarinense.
A chuva se espalha para todas as regiões do estado no domingo. Neste dia são esperados acumulados entre 70 e 100 mm, com volumes pontuais em torno de 150 mm, especialmente da porção central ao leste do estado, no litoral. A chuva volumosa traz risco de alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais, incluindo na região de Itajaí. A chuva diminui no estado na segunda e terça-feira.
Itajaí
Conforme boletim da Defesa Civil de Itajaí na manhã desta sexta-feira, os níveis dos rios estão mais baixos em Itajaí e em cidades vizinhas, mas a previsão é de elevação devido à previsão de chuvas para o fim da tarde. Em Blumenau, o rio Itajaí-açu estava em 5,44 metros, e o rio Itajaí-mirim, em Brusque, em 2,74 metros, na atualização pela manhã.
No fim de semana, a previsão é de que o rio Itajaí-açu alcance entre 10 e 11 metros em Rio do Sul e possa chegar a 10 e 12 metros em Blumenau. Em Itajaí, os rios seguiam na calha na sexta-feira. A medição registrou 1,78 metro no rio Itajaí-açu, 0,87 metro no canal retificado do Itajaí-mirim, na Colônia Japonesa, e 1,66 metro no canal antigo do Itajaí-mirim, no ponto do Itamirim.
No momento, a cidade está sem áreas atingidas por alagamentos. A Defesa Civil tem previsão de chuvas a partir da tarde, com expectativa de 30 a 40 milímetros. A média em 48 horas foi de 31 milímetros.
“Até esta manhã a situação está dentro da normalidade, no entanto, estamos em alerta e preparados para os próximos cenários. A previsão indica que vai descer água para Itajaí e poderemos ter inundações graduais em nosso município”, ressalta o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Amadeu Medeiros.
Na tarde de quinta-feira, o primeiro abrigo foi ativado no município e já recebeu 15 pessoas de quatro famílias dos bairros Cordeiros, Murta, Espinheiros e Cidade Nova. O abrigo segue aberto no salão da igreja São Cristóvão, na rua Odílio Garcia, 456, bairro Cordeiros.
67 cidades afetadas
O último relatório da Defesa Civil, do fim da manhã desta sexta-feira, aponta 67 cidades afetadas pelas chuvas em Santa Catarina. Um homem morreu, em Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí, e uma criança ficou ferida, em Timbó.
Até o momento 21 municípios emitiram decretos de situação de emergência: Papanduva, Curitibanos, Canoinhas, Campos Novos, Brunópolis, Laurentino, Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Rio do Sul, Rio do Oeste, Ibiam, Jaborá, Corupá, Presidente Getúlio, Frei Rogério, Itaiópolis, Monte Carlo, Erval Velho, Aurora e Mafra.
Os bombeiros já atenderam 136 ocorrências relacionadas às chuvas desde terça-feira. As cidades que mais tiveram atendimentos foram Rio Negrinho, São Bento do Sul, Tangará, Curitibanos, Erval Velho e Rio do Sul, sendo os alagamentos e resgate de pessoas ilhadas os casos mais comuns. Em Rio Sul, uma das mais afetadas no Alto Vale do Itajaí, as equipes serão reforçadas com helicópteros e duas forças-tarefas.