Matérias | Geral


ALERTA

Região registra mais de 80 mm de chuva e alagamentos

Nível dos rios é monitorado por causa de Rio do Sul, Brusque e Blumenau

Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Motorista cai com carro em vala em Camboriú (Foto: Divulgação)
Motorista cai com carro em vala em Camboriú (Foto: Divulgação)
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria



O volume de chuva intenso que atinge Santa Catarina desde o final da tarde de terça-feira deixou várias cidades do Vale do Itajaí e também do oeste alagadas nesta quarta-feira. As cidades de Rio do Sul, Mirim Doce, Curitibanos e Erval Velho, na região de Joaçaba, tiveram os casos de alagamentos mais expressivos. A região da Amfri, Brusque, Itajaí, Balneário Camboriú, Barra Velha e Camboriú registraram pontos de alagamentos.


Em Brusque, o rio Itajaí-mirim saiu da calha durante a tarde. Em Blumenau, a previsão era que o rio Itajaí-açu saísse do leito no final da noite, a partir dos 9,5 metros, causando alagamentos ...

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


Em Brusque, o rio Itajaí-mirim saiu da calha durante a tarde. Em Blumenau, a previsão era que o rio Itajaí-açu saísse do leito no final da noite, a partir dos 9,5 metros, causando alagamentos em algumas ruas ribeirinhas da cidade, mas trazendo preocupação para Itajaí.



A Defesa Civil de Itajaí está em "estado de atenção" e segue monitorando 24h por dia o nível dos rios da cidade e região para orientar e auxiliar a população em caso de ocorrências. “O nível atual dos rios de Blumenau e Brusque não deve impactar no município nas próximas horas, porém, se a situação se alterar, novos alertas poderão ser emitidos”, informou o município, na noite de quarta-feira.

Durante a tarde, Itajaí teve alagamentos pontuais na BR-101, perto do Hotel 101,  e no túnel do São Roque. Já no loteamento Portal, no bairro Espinheiros, um morador enviou vídeo mostrando que já havia um pouco de água em sua casa. Em março deste ano, após uma forte chuva, os bairros Espinheiros e Santa Regina ficaram embaixo d´água. O bairro Itaipava também registrou pontos de alagamentos, mas sem gravidade.


 


Balneário

Em BC, houve registro de alagamentos pontuais nas ruas Acre e Israel, no bairro dos Estados, e nas avenidas Martin Luther e Panorâmica. Já na rua 2950 muita água “brotou” do asfalto. O BC Trânsito isolou uma das pistas da rua, enquanto a equipe da Emasa esteve no local e abriu o posto de visita (PV), aquela tampa de ferro que tem na via, e verificou que o volume de água foi muito grande.  “Foram desligadas as bombas da elevatória para parar de jogar material neste PV, diminuindo o volume de água. Quando normalizou, as bombas foram religadas”, informou. A Emasa monitora o local pra verificar se houve problema no asfalto.

A Secretaria de Educação chegou a suspender de forma parcial as aulas no período da tarde nos núcleos de educação infantil Pequeno Mundo e Ariribá e na escola Alfredo Domingos, por problemas de infiltrações. O secretário Marcelo Achutti informou que se voltar a chover forte, as aulas podem ser novamente suspensas nesta quinta-feira.

 


Brusque

Brusque acumulou 102,36 milímetros de chuva na quarta, registrando 42 ocorrências espalhadas pela cidade. Houve deslizamentos, o rio Itajaí-mirim saiu da calha em um trecho da avenida Beira-rio por volta das 14h e o município tinha quatro pessoas desabrigadas e outras cinco desalojadas na noite de quarta.

Os deslizamentos ocorreram nos bairros Azambuja, Limeira, Limeira Baixa, Dom Joaquim, Águas Claras, Nova Brasília, Primeiro de Maio, Poço Fundo, Santa Luzia, Santa Teresinha, Steffen e São Pedro.

Logo após sair da calha,  o nível do rio baixou, mas pode voltar a subir conforme cheguem as águas de Botuverá e Vidal Ramos. O pico esperado para a madrugada de quinta-feira é de 6,5 metros.

Barra Velha


Na rua Arnaldo Tavares, no bairro Itajuba, em Barra Velha, socorristas ajudaram uma mulher e o filho a saírem de casa após a rua ficar alagada. Os moradores foram retirados de barco do local. A moradora se abrigou na casa de um amigo.

Outras cidades

Em Balneário Piçarras, a Defesa Civil registrou alagamentos pontuais em ruas do interior. 

Segundo a Defesa Civil, Navegantes não registrou ocorrências de alagamento. Em Penha e Itapema, também não houve ruas alagadas ainda. 

 

Choveu cerca de 80 mm na região

A chuva acumulada que atingiu a região na quarta-feira ficou entre 55 e 100 milímetros, dependendo das cidades, segundo o climatologista da Univali, Sergey Araújo. Itajaí e Camboriú registraram 80 mm de chuva nas últimas 24 horas, seguidas de BC com 77 mm e não chegando perto dos 102 mm que caíram em Brusque.

Para a região de Itajaí, os problemas são os 157 mm de chuva em Mirim Doce e os 145 mm em Taió, que colocaram o nível dos rios em atenção. “Essas cidades fazem parte da bacia do rio Itajaí-açu. Essa água, em algum momento, chegará aqui, tanto que temos enchente em um ponto em Rio do Sul. Esse aumento de vazão pode ocasionar um calço hidráulico, ou seja, por uma vazão mais intensa represar a saída do Itajaí-mirim que é o nosso grande problema. O Itajaí-açu traz problemas no Santa Regina, São Francisco e Volta de Cima”, explica. 

No entanto, segundo Sergey, pelo sistema de monitoramento, somente na estação de Salseiro, em Vidal Ramos, estava em ‘alerta - enchente’. “Pelas imagens de satélite, o grosso das áreas de instabilidade está na divisa com Paraná, sobre o oceano, e no litoral norte, São Francisco do Sul, Garuva, Itapoá e Joinville. Temos muitas nuvens sobre nós, mas as mais carregadas não estão mais aqui. A tendência é continuar a chuva, mas de forma menos intensa”, finalizou Sergey.

 

Mulher cai com carro dentro de vala em Camboriú

Em Camboriú, choveu cerca de  80 mm na quarta-feira, causando alagamentos e alguns prejuízos. Uma motorista caiu com o carro dentro de uma vala da rua Monte Alto, bem na esquina com a rua Monte Libertador, no bairro Monte Alegre, no início da tarde, quando parte da rua estava alagada. A senhora foi retirada do veículo por populares, até a chegada dos socorristas, mas ela não se feriu. O veículo deve ser guinchado.

 

 

Já na rua Rufino Olegário, em Camboriú, devido à chuva, vários postes cederam e um caiu em cima de um Honda Fit preto. Apesar do susto, ninguém se feriu. A equipe da Celesc foi chamada para fazer os reparos, deixando parte da rua às escuras durante o conserto.

Durante a tarde, o município registou pontos de alagamento nas ruas Luxemburgo, no bairro Santa Regina, e nas ruas Monte Acaraí, esquina com a Monte Everest, Monte Serra Fina, e Monte Acaraí, esquina com a Guaraparim, no bairro Monte Alegre. Apesar de alguns trechos com água na pista, nenhuma via foi interditada.

 

Univali cancela aulas na quinta

Diante da previsão de chuvas persistentes, a Univali resolveu cancelar as aulas presenciais na noite de quarta-feira e também durante toda a quinta-feira nos campi de Santa Catarina. A previsão é de que as atividades retornem ao normal na sexta-feira.

No colégio de Aplicação de Itajaí e Tijucas, as aulas e atividades acontecerão no formato remoto na quinta. Já as turmas de Educação Infantil, primeiros e segundos anos do ensino fundamental, terão plantão no colégio, exclusivo para os pais que não têm condições de ficar com as crianças em casa.

Já na graduação, pós-graduação e Univali Idiomas, as aulas e atividades no período ocorrerão somente de forma remota nesta quinta. Já os alunos que têm atividades de estágio e monitoria devem confirmar com os orientadores se haverá atividades presenciais nos dois dias.

Os funcionários técnico-administrativos e docentes em função administrativa serão mantidas de forma remota em todos os campi nesta quinta.

Conservatório sem atividade

Já o Conservatório de Música de Itajaí Carlinhos Niehues cancelou as aulas da quarta-feira à noite e até sexta-feira. A previsão de retomada das atividades do Conservatório de Música é para segunda-feira.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Entre em contato com a redação ❯
WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






34.204.198.73

Últimas notícias

Moradores da rua João Bauer são alvo de ladrões

ITAJAÍ

Moradores da rua João Bauer são alvo de ladrões

Caminhão velho carrega casa detonada e vira piada nas redes

Santa Catarina 

Caminhão velho carrega casa detonada e vira piada nas redes

Catarinense será porta-bandeira do Brasil em Paris

Olimpíadas

Catarinense será porta-bandeira do Brasil em Paris

Moradores da Meia Praia fazem abaixo-assinado pedindo volta de linha do ônibus e manutenção da rua

NAVEGANTES

Moradores da Meia Praia fazem abaixo-assinado pedindo volta de linha do ônibus e manutenção da rua

Tempo bom e férias de julho fazem o turismo de Balneário Camboriú bombar

ECONOMIA

Tempo bom e férias de julho fazem o turismo de Balneário Camboriú bombar

 Enquete: Qual seu pré-candidato favorito em Balneário Camboriú?

DUBAI BRASILEIRA

Enquete: Qual seu pré-candidato favorito em Balneário Camboriú?

Veja os mais votados de Itajaí na enquete do DIARINHO

RESULTADO

Veja os mais votados de Itajaí na enquete do DIARINHO

Kauan Quadros volta às ruas com nova personagem

Ex-dona Hermínia

Kauan Quadros volta às ruas com nova personagem

Irmão mais velho tenta matar o caçula por briga por herança

Camboriú

Irmão mais velho tenta matar o caçula por briga por herança

Uniavan oferta mais de 60 bolsas de estudo pelo Prouni

REGIÃO

Uniavan oferta mais de 60 bolsas de estudo pelo Prouni



Colunistas

Agnaldo candidato ?

JotaCê

Agnaldo candidato ?

Coluna Esplanada

Refugiados no Brasil

Márcio Coelho apresentado

Show de Bola

Márcio Coelho apresentado

De parar o trânsito!

Foto do Dia

De parar o trânsito!

Caso de família

Via Streaming

Caso de família

Coluna Exitus na Política

Musical e efeito para todos

Priscila Meireles em rede nacional, terreno gigante à leilão: os destaques do DIARINHO nas redes

Na Rede

Priscila Meireles em rede nacional, terreno gigante à leilão: os destaques do DIARINHO nas redes

Lençóis Maranhenses

Coluna do Ton

Lençóis Maranhenses

Alesc consolida bancadas regionais e emendas podem chegar a R$ 100 milhões

Coluna Acontece SC

Alesc consolida bancadas regionais e emendas podem chegar a R$ 100 milhões

Proteja sua “maquininha de fazer dinheiro”

Diário do Investidor

Proteja sua “maquininha de fazer dinheiro”

Festa da Marvel

Gente & Notícia

Festa da Marvel

Convivendo com a imperfeição

Ideal Mente

Convivendo com a imperfeição

Direito na mão

Aposentadoria pelo pedágio de 50% e 100%: como funciona?

Trip dos Silva

Jackie Rosa

Trip dos Silva

Tema: pedir aumento de salário, dicas para um assunto delicado

Mundo Corporativo

Tema: pedir aumento de salário, dicas para um assunto delicado

Vento terral ou “rapa-canela”: o frio em Itajaí

Coluna Fato&Comentário

Vento terral ou “rapa-canela”: o frio em Itajaí

Histórias que eu conto

Colégio Catarinense 7 – final

Artigos

Nos 164 anos de Itajaí, as pontes são para o futuro



TV DIARINHO


🤩🧳 As férias de julho estão bombando em Balneário Camboriú! Final de semana passado a ocupação hoteleira ...





Especiais

Steven Levitsky: “O atentado contra Trump vai ter menos impacto que a facada em Bolsonaro”

ESTADOS UNIDOS

Steven Levitsky: “O atentado contra Trump vai ter menos impacto que a facada em Bolsonaro”

Por que Balneário Camboriú é a preferida para férias em família?

turismo

Por que Balneário Camboriú é a preferida para férias em família?

 Barra é uma joia do outro lado do rio Camboriú

paraíso

Barra é uma joia do outro lado do rio Camboriú

BC está na rota do turismo que mais fatura no mundo

TODAS AS CORES

BC está na rota do turismo que mais fatura no mundo

De praia de veraneio a polo turístico

transformação

De praia de veraneio a polo turístico



Blogs

Semana de Vela de Ilhabela Daycoval retorna com Regata Mitsubishi

A bordo do esporte

Semana de Vela de Ilhabela Daycoval retorna com Regata Mitsubishi

O básico que funciona!!!

Blog da Ale Francoise

O básico que funciona!!!

Na vida dos catarinenses

Blog do JC

Na vida dos catarinenses

Marcas brasileiras na Semana da Moda de Milão

Blog da Jackie

Marcas brasileiras na Semana da Moda de Milão

Arquiteta Jordana Battisti, de Balneário Camboriú, apresenta o Café Bistrô Chá da Alice na CASACOR/SC - Itapema

Blog do Ton

Arquiteta Jordana Battisti, de Balneário Camboriú, apresenta o Café Bistrô Chá da Alice na CASACOR/SC - Itapema

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

"O PL continua sendo o nosso vice, mas eu preciso acertar esse detalhe com o governador”

Liba Fronza

"O PL continua sendo o nosso vice, mas eu preciso acertar esse detalhe com o governador”

"Hoje nós não temos um litro de esgoto tratado em Navegantes”

Rogério Tomaz Corrêa

"Hoje nós não temos um litro de esgoto tratado em Navegantes”

"Nós já éramos PL antes do Bolsonaro entrar no PL. Nós não somos aproveitadores que entramos agora”

Carlos Humberto

"Nós já éramos PL antes do Bolsonaro entrar no PL. Nós não somos aproveitadores que entramos agora”

"O prefeito foi sete vezes a Dubai, em um ano, mas não se tem notícia de ter se reunido em um bairro de Balneário Camboriú”

Claudir Maciel

"O prefeito foi sete vezes a Dubai, em um ano, mas não se tem notícia de ter se reunido em um bairro de Balneário Camboriú”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação