Em Brusque, o rio Itajaí-mirim saiu da calha durante a tarde. Em Blumenau, a previsão era que o rio Itajaí-açu saísse do leito no final da noite, a partir dos 9,5 metros, causando alagamentos em algumas ruas ribeirinhas da cidade, mas trazendo preocupação para Itajaí.
A Defesa Civil de Itajaí está em "estado de atenção" e segue monitorando 24h por dia o nível dos rios da cidade e região para orientar e auxiliar a população em caso de ocorrências. “O nível atual dos rios de Blumenau e Brusque não deve impactar no município nas próximas horas, porém, se a situação se alterar, novos alertas poderão ser emitidos”, informou o município, na noite de quarta-feira.
Durante a tarde, Itajaí teve alagamentos pontuais na BR-101, perto do Hotel 101, e no túnel do São Roque. Já no loteamento Portal, no bairro Espinheiros, um morador enviou vídeo mostrando que já havia um pouco de água em sua casa. Em março deste ano, após uma forte chuva, os bairros Espinheiros e Santa Regina ficaram embaixo d´água. O bairro Itaipava também registrou pontos de alagamentos, mas sem gravidade.
Balneário
Em BC, houve registro de alagamentos pontuais nas ruas Acre e Israel, no bairro dos Estados, e nas avenidas Martin Luther e Panorâmica. Já na rua 2950 muita água “brotou” do asfalto. O BC Trânsito isolou uma das pistas da rua, enquanto a equipe da Emasa esteve no local e abriu o posto de visita (PV), aquela tampa de ferro que tem na via, e verificou que o volume de água foi muito grande. “Foram desligadas as bombas da elevatória para parar de jogar material neste PV, diminuindo o volume de água. Quando normalizou, as bombas foram religadas”, informou. A Emasa monitora o local pra verificar se houve problema no asfalto.
A Secretaria de Educação chegou a suspender de forma parcial as aulas no período da tarde nos núcleos de educação infantil Pequeno Mundo e Ariribá e na escola Alfredo Domingos, por problemas de infiltrações. O secretário Marcelo Achutti informou que se voltar a chover forte, as aulas podem ser novamente suspensas nesta quinta-feira.
Brusque
Brusque acumulou 102,36 milímetros de chuva na quarta, registrando 42 ocorrências espalhadas pela cidade. Houve deslizamentos, o rio Itajaí-mirim saiu da calha em um trecho da avenida Beira-rio por volta das 14h e o município tinha quatro pessoas desabrigadas e outras cinco desalojadas na noite de quarta.
Os deslizamentos ocorreram nos bairros Azambuja, Limeira, Limeira Baixa, Dom Joaquim, Águas Claras, Nova Brasília, Primeiro de Maio, Poço Fundo, Santa Luzia, Santa Teresinha, Steffen e São Pedro.
Logo após sair da calha, o nível do rio baixou, mas pode voltar a subir conforme cheguem as águas de Botuverá e Vidal Ramos. O pico esperado para a madrugada de quinta-feira é de 6,5 metros.
Barra Velha
Na rua Arnaldo Tavares, no bairro Itajuba, em Barra Velha, socorristas ajudaram uma mulher e o filho a saírem de casa após a rua ficar alagada. Os moradores foram retirados de barco do local. A moradora se abrigou na casa de um amigo.
Outras cidades
Em Balneário Piçarras, a Defesa Civil registrou alagamentos pontuais em ruas do interior.
Segundo a Defesa Civil, Navegantes não registrou ocorrências de alagamento. Em Penha e Itapema, também não houve ruas alagadas ainda.
Choveu cerca de 80 mm na região
A chuva acumulada que atingiu a região na quarta-feira ficou entre 55 e 100 milímetros, dependendo das cidades, segundo o climatologista da Univali, Sergey Araújo. Itajaí e Camboriú registraram 80 mm de chuva nas últimas 24 horas, seguidas de BC com 77 mm e não chegando perto dos 102 mm que caíram em Brusque.
Para a região de Itajaí, os problemas são os 157 mm de chuva em Mirim Doce e os 145 mm em Taió, que colocaram o nível dos rios em atenção. “Essas cidades fazem parte da bacia do rio Itajaí-açu. Essa água, em algum momento, chegará aqui, tanto que temos enchente em um ponto em Rio do Sul. Esse aumento de vazão pode ocasionar um calço hidráulico, ou seja, por uma vazão mais intensa represar a saída do Itajaí-mirim que é o nosso grande problema. O Itajaí-açu traz problemas no Santa Regina, São Francisco e Volta de Cima”, explica.
No entanto, segundo Sergey, pelo sistema de monitoramento, somente na estação de Salseiro, em Vidal Ramos, estava em ‘alerta - enchente’. “Pelas imagens de satélite, o grosso das áreas de instabilidade está na divisa com Paraná, sobre o oceano, e no litoral norte, São Francisco do Sul, Garuva, Itapoá e Joinville. Temos muitas nuvens sobre nós, mas as mais carregadas não estão mais aqui. A tendência é continuar a chuva, mas de forma menos intensa”, finalizou Sergey.
Mulher cai com carro dentro de vala em Camboriú
Em Camboriú, choveu cerca de 80 mm na quarta-feira, causando alagamentos e alguns prejuízos. Uma motorista caiu com o carro dentro de uma vala da rua Monte Alto, bem na esquina com a rua Monte Libertador, no bairro Monte Alegre, no início da tarde, quando parte da rua estava alagada. A senhora foi retirada do veículo por populares, até a chegada dos socorristas, mas ela não se feriu. O veículo deve ser guinchado.
Já na rua Rufino Olegário, em Camboriú, devido à chuva, vários postes cederam e um caiu em cima de um Honda Fit preto. Apesar do susto, ninguém se feriu. A equipe da Celesc foi chamada para fazer os reparos, deixando parte da rua às escuras durante o conserto.
Durante a tarde, o município registou pontos de alagamento nas ruas Luxemburgo, no bairro Santa Regina, e nas ruas Monte Acaraí, esquina com a Monte Everest, Monte Serra Fina, e Monte Acaraí, esquina com a Guaraparim, no bairro Monte Alegre. Apesar de alguns trechos com água na pista, nenhuma via foi interditada.
Univali cancela aulas na quinta
Diante da previsão de chuvas persistentes, a Univali resolveu cancelar as aulas presenciais na noite de quarta-feira e também durante toda a quinta-feira nos campi de Santa Catarina. A previsão é de que as atividades retornem ao normal na sexta-feira.
No colégio de Aplicação de Itajaí e Tijucas, as aulas e atividades acontecerão no formato remoto na quinta. Já as turmas de Educação Infantil, primeiros e segundos anos do ensino fundamental, terão plantão no colégio, exclusivo para os pais que não têm condições de ficar com as crianças em casa.
Já na graduação, pós-graduação e Univali Idiomas, as aulas e atividades no período ocorrerão somente de forma remota nesta quinta. Já os alunos que têm atividades de estágio e monitoria devem confirmar com os orientadores se haverá atividades presenciais nos dois dias.
Os funcionários técnico-administrativos e docentes em função administrativa serão mantidas de forma remota em todos os campi nesta quinta.
Conservatório sem atividade
Já o Conservatório de Música de Itajaí Carlinhos Niehues cancelou as aulas da quarta-feira à noite e até sexta-feira. A previsão de retomada das atividades do Conservatório de Música é para segunda-feira.