Defesa Civil alerta para temporais entre terça e quarta-feira em SC
Volume de chuva na região pode chegar a 130 mm durante a semana
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Passagem de frente fria também provocará vendavais
(foto: Paulo Gaiovanny)
Volume de chuva na região pode chegar a 130 mm durante a semana (Foto: João Batista)
A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para a ocorrência de temporais entre a tarde de terça e a madrugada de quarta-feira em todo o estado. As tempestades devem vir acompanhadas de rajadas de vento e chuvas intensas, com risco alto pra destelhamentos, alagamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica na maior parte do estado, incluindo a região de Itajaí.
A condição de temporais tem a ver com a passagem de uma frente fria. O alerta vale até a quarta-feira para todas as regiões. Segundo previsão do Ciram/Epagri, a chuva intensa terá volumes ...
A condição de temporais tem a ver com a passagem de uma frente fria. O alerta vale até a quarta-feira para todas as regiões. Segundo previsão do Ciram/Epagri, a chuva intensa terá volumes elevados no estado, com totais entre 80 e 130 milímetros, em média, e volumes pontuais que podem ser ainda maiores nas regiões do Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.
O alerta também prevê condição de temporais com granizo e rajadas fortes de vento, acima de 60 km/h pelo estado e de mais de 40 km/h na região de Itajaí. A chuva deve dar uma trégua na quinta-feira, mas voltará no próximo fim de semana, com volumes também elevados.
Nesta segunda, o tempo ainda segue com sol e algumas nuvens em Santa Catarina, mas muda a partir da tarde de terça-feira, com um “cavado”, sistema de baixa pressão no Rio Grande do Sul que já afeta Santa Catarina, com temporais na região oeste. Na quarta, com o deslocamento de uma frente fria, as condições de temporais avançam para o resto do estado.
De acordo com o Laboratório de Climatologia da Univali, a semana na região será marcada pela influência da circulação marítima, áreas de instabilidade, ciclone junto à costa e frentes frias. A previsão é de volumes acumulados de chuva acima de 130 milímetros ao longo da semana. A chuva mais volumosa, segundo o boletim, é esperada na quarta, sexta, sábado e domingo.
Os maiores períodos de sol serão apenas nesta terça-feira. As temperaturas mínimas a partir de quarta-feira ficarão entre 15/16°C e máximas entre 21/22°C. Na terça-feira terá maior variação, com temperatura entre 12/26°C. As rajadas de vento na região têm picos previstos acima de 40 km/h na quarta e quinta-feira. Nas praias, ondulação até 1,5 metro, conforme o local.
Vídeo do Ronaldo Coutinho assusta moradores da região
Um vídeo do engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, que abastece o Canal do Tempo, no YouTube, passou a circular na segunda-feira na região e tem assustado os moradores. Tudo porque ele adverte para um mês de outubro bastante chuvoso, com risco de enchente para o Vale do Itajaí.
Coutinho confirma a previsão de temporais nos primeiros dias de outubro, mas adverte que o pior está por vir entre os dias 7 e 8 deste mês, com a possibilidade do rio Itajaí-açu “sair da calha”. “Muita água para um período de 30 horas e aqui podemos ter problema no Vale do Itajaí, com o rio Itajaí-açu saindo do leito e trazendo transtorno pra região, com queda de barreira, alagamentos em vários pontos e saída de leito do rio [enchente]”.
“Muita chuva nos primeiros 15 dias de outubro. Isso não é chuva distribuída, vai concentrar uma pequena parte na quarta, uma grande parte no final de semana, dá uma trégua e provavelmente lá para o dia 12 e 13 vem outro terceiro evento de chuva. Isso vai ser um problema muito grande no Vale do Itajaí, que é um rio extremamente chato...”, reforça.
O climatologista Sergey Araújo confirma que os modelos mostram o tempo instável com chuvas para essa semana, mas a princípio sem enchente. “Modelos indicam chuvas de terça até a próxima segunda-feira de manhã. Volumes acima de 130 mm para a nossa região, Itajaí, BC e Camboriú, isso seria em torno de 80% do que deveria chover no mês de outubro. Claro, os modelos diferem um pouco. Se ocorrer isso, já que as chuvas são muito voláteis, uma coisa é certa: teremos alagamentos pontuais, como em frente ao Bistek de Itajaí; BC e Camboriú também têm áreas que enchem. Enchente? O rio está assoreado, perto do Santa Regina, por exemplo, quando tem uma chuva mais intensa, enche. Nesse caso é risco. Alguns lugares de Itajaí que são mais propensos podem acontecer aqueles alagamentos ponuais. Enchente grande não dá ainda para prever.... Precisamos seguir acompanhando os modelos”, explicou.
Amadeu Medeiros, coordenador da Defesa Civil, informou que o engenheiro sempre divulga vídeos sobre o tempo. “Mas desta vez não procede. Há previsão de chuvas sim, mas não da forma que ele cita”, afirma o coordenador, informando que a defesa civil segue monitorando.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.