Penha perde certificações das praias; BC e Itajaí mantém
Ponta do Jacques, em Piçarras, é a novidade da temporada
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Balneário Camboriú tem praias certificadas pela Bandeira Azul desde 2018
(foto: João Batista)
Praia de Taquaras terá a primeira renovação (Foto: João Batista)
Praia de Taquaras terá a primeira renovação (Foto: João Batista)
A região ganhou uma nova praia no programa Bandeira Azul para a temporada 2023/2024, com a aprovação da Ponta do Jacques, em Piçarras. Em Balneário Camboriú, três praias tiveram a renovação aprovada e as marinas Tedesco e Itajaí vão renovar a certificação. Já Penha, que tinha três praias certificadas, não conseguiu aprovação pra próxima temporada por problema de documentação.
O resultado do programa foi divulgado na terça-feira. Além das 31 praias brasileiras, 11 marinas foram aprovadas, entre elas, a Marina Itajaí e a Tedesco, de Balneário Camboriú, que será ...
O resultado do programa foi divulgado na terça-feira. Além das 31 praias brasileiras, 11 marinas foram aprovadas, entre elas, a Marina Itajaí e a Tedesco, de Balneário Camboriú, que será a sede da cerimônia nacional de entrega das 42 bandeiras. O evento está previsto para 27 de outubro. Neste ano, a temporada Bandeira Azul no Brasil inicia em 1º de novembro.
Com as aprovações, SC terá 19 bandeiras (15 praias e 4 marinas) na próxima temporada, 10 delas na região da Amfri. Em Balneário, as praias do Estaleiro e Estaleirinho, que estrearam no programa no verão 2018/2019, renovam a certificação. Já Taquaras estreou em 2022 e terá a primeira renovação. O programa reconhece praias e marinas que atendem a padrões de qualidade ambiental, segurança, educação e gestão.
Pro prefeito Fabrício Oliveira (PL), a conquista reflete o trabalho em prol da cidade. “A premiação internacional do Bandeira Azul que conquistamos desde 2018 já foi incorporada à imagem de Balneário que ganhou o Brasil e o mundo. Por três anos consecutivos, fomos reconhecidos, também, como a cidade número 1 do Brasil em meio ambiente pelo ranking Connected Smart Cities. São premiações e reconhecimentos que dão à nossa cidade um lugar destacado no cenário nacional e internacional”, comentou.
SC tem duas praias estreantes
Das 15 praias aprovadas pra próxima temporada em Santa Catarina, duas são estreantes. Além da Ponta do Jacques, em Piçarras, o estado terá a praia de Itá, em Itá, na divisa com o Rio Grande do Sul. O local fica às margens do reservatório de Itá, que recebe as águas do rio Uruguai, sendo a primeira praia de rio do Brasil a conquistar a aprovação da Bandeira Azul.
Com a nova praia aprovada em Piçarras, o município passará a ter toda a orla norte (4,2 quilômetros) com Bandeira Azul. O trecho da praia central, entre a rua Canto do Sol e a avenida Getúlio Vargas, já é certificado e será renovado pela sexta vez. A nova aprovação vale para o trecho de 1,2 quilômetro entre as ruas Canto do Sol e João Reis de Góes, no limite com Barra Velha, no bairro Itacolomi.
O município também tem planos para o trecho sul da orla, até o limite com Penha, que está em fase piloto de certificação. “Se as análises de qualidade da água positivarem, poderemos ter a praia inteira certificada na próxima temporada”, destaca a presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMP) de Balneário Piçarras, Liara Rotta Padilha.
O destaque negativo para a região foi a saída das praias de Penha, que tinha a Praia Grande, da Saudade e Bacia da Vovó como pré-aprovadas pelo júri nacional da Bandeira Azul e poderiam renovar a certificação. O Instituto Ambientes em Rede, responsável pelo programa no Brasil, informou que houve problema na documentação.
“A apresentação geral das informações solicitadas pelo Júri Nacional foi insatisfatória”, disse a entidade. A prefeitura disse que coleta informações pra emitir um comunicado oficial sobre a questão. Com as praias da cidade fora da lista, o estado deixa de ampliar para 22 o número de locais aprovados e ter novo recorde de certificações.
LISTA DE PRAIAS E MARINAS APROVADAS:
Renovações:
Praia do Patacho, Porto de Pedras (AL)
Praia de Paraíso, Guarajuba, Camaçari (BA)
Praia da Espera, Itacimirim, Camaçari (BA)
Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador (BA)
Praia do Cumbuco, Caucaia (CE)
Praia do Forno, Armação de Búzios (RJ)
Praia do Peró, Cabo Frio (RJ)
Praia do Sossego, Niterói (RJ)
Praia das Pedras de Itaúna, Saquarema (RJ)
Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú (SC)
Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú (SC)
Praia de Taquaras, Balneário Camboriú (SC)
Praia de Piçarras, Balneário Piçarras (SC)
Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas (SC)
Praia de Mariscal, Bombinhas (SC)
Praia da Conceição, Bombinhas (SC)
Lagoa do Peri, Florianópolis (SC)
Praia Grande, Governador Celso Ramos (SC)
Praia do Ervino, São Francisco do Sul (SC)
Praia do Forte, São Francisco do Sul (SC)
Praia Grande, São Francisco do Sul (SC)
Praia da Saudade, São Francisco do Sul (SC)
Praia do Tombo, Guarujá (SP)
Primeira temporada:
Praia da Viração, Salvador (BA)
Praia da Azeda Azedinha, Armação de Búzios (RJ)
Praia de Ubás, Iguaba Grande (RJ)
Prainha, Rio de Janeiro (RJ)
Praia da Reserva, Rio de Janeiro (RJ)
Praia das Pedras de Sapatiba, São Pedro da Aldeia (RJ)
Praia da Ponta do Jacques, Balneário Piçarras (SC)
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.