A nova creche do bairro Pioneiros, em Balneário Camboriú, tem projeto arquitetônico inspirado no modernismo, com uso de linha retas, elementos decorativos, integração de espaços e visão futurista. A fachada estilosa dá o toque contemporâneo ao prédio que será num terreno de 3131 metros quadrados entre as ruas Egídio Crispim e Alípio Meirinho.
A construção depende de projeto de lei que aprova o acordo entre o município e a construtora FG pra transferência do Núcleo de Educação Infantil (NEI) do atual endereço, na rua Miguel ...
A construção depende de projeto de lei que aprova o acordo entre o município e a construtora FG pra transferência do Núcleo de Educação Infantil (NEI) do atual endereço, na rua Miguel Matte, pra nova área, na mesma região. Pelo acordo, a empresa doará o terreno e a nova creche para o município, com a contrapartida de poder usar os índices construtivos do imóvel doado em terrenos do grupo no mesmo zoneamento.
O projeto deu entrada na Câmara de Vereadores em agosto e tramita pelas comissões internas do Legislativo. A proposta já passou pelas comissões de Justiça, de Obras e de Educação e de Finanças e Orçamento. Depois, deve avançar para votação em plenário.
No acordo, a empresa se compromete, no prazo de dois anos, a partir do alvará de construção, a finalizar a creche no novo endereço. O prédio terá 1467,86 metros quadrados de área construída e custará R$ 5 milhões. Até que a obra esteja pronta e seja possível a mudança, é previsto que a creche siga no atual endereço.
O projeto arquitetônico foi elaborado por profissionais contratados pela construtora, em conjunto com a Secretaria de Educação, prevendo um design moderno. A nova creche terá 10 salas para atividades pedagógicas, além de salas e compartimentos auxiliares, layout eficiente e paisagismo.
Acordo surgiu de impasse
Com o acordo, o município terá uma sede própria para o NEI Pioneiros. Hoje, a creche funciona em um terreno da FG, através de contrato de locação que não é renovado desde 2018. No local, a empresa prevê a construção do empreendimento Garden Park, que está em processo de aprovação de projeto. O último pedido de desocupação do imóvel foi em 2019.
Com o impasse, a empresa propôs a permuta com o outro terreno de sua propriedade, onde será construída a nova creche, em troca dos direitos construtivos como compensação. Na área, a construtora tinha planos de erguer um novo empreendimento, chamado Palazzo Veneza.
A proposta foi alinhada com as secretarias de Educação, Planejamento, Gestão e Administração e seguiu pro Conselho da Cidade, onde o processo foi aprovado em 2022. Com o acordo, a prefeitura defende que haverá economia aos cofres públicos e ampliação de vagas, além de resolver o problema da realocação das crianças atendidas atualmente, mantendo a creche na mesma região.